Grupo Tholl marca primeiro dia do 7º Sesc Circo em Camaquã
Apresentações culturais gratuitas seguem até domingo, 20 de novembro
A emoção tomou conta de Camaquã nesta terça-feira, 15 de novembro, com o primeiro dia de apresentações do 7º Sesc Circo. A lona, montada atrás do Sesc (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), ficou lotada para a estreia do espetáculo “O Rei, o rio e o Natal”, do Grupo Tholl. Crianças, jovens, adultos e idosos ficaram encantados com as cores e a magia da obra, que mistura técnicas circenses, teatro e dança em um enredo que arrancou da plateia muitos sorrisos e aplausos.
“Foi a primeira vez que vi o Tholl e adorei! Trouxe toda a família e foi ótimo, muito alegre e diversificado. Meu marido até foi chamado para o palco. Amamos!”, comenta a vendedora Betânia Ferreira de Oliveira, que chorou emocionada com a apresentação.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A cidade inteira está movimentada com o evento que teve ainda em seu primeiro dia um bate-papo sobre a arte circense com Sated/RS, Associação de Circo RS, Conselho de Cultura e artistas locais. Os palhaços argentinos Maku Fanchullini e Chacovachi também colocaram todo mundo para gargalhar com suas brincadeiras e palhaçadas com os espetáculos “Metro e Meio” e “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a sua vida”. Os artistas retornam ao largo da lona nesta quarta-feira (16/11), às 19h, para sua última apresentação no 7º Sesc Circo, com “Fritos e Refritos”.
“Conheço o Brasil há muito tempo, adoro o País. Tenho muitos amigos e amigas por aqui. No entanto, é a primeira vez que estou em Camaquã e que participo do Sesc Circo. Estou muito feliz em ser parte desse momento de ampliação do acesso à cultura para a comunidade local que, muitas vezes, se não fossem por festivais como esse, não frequentaria espaços culturais”, enfatiza a artista Maku Fanchullini.
Até domingo (20/11), o público de Camaquã e região ainda poderá apreciar diversas atrações, todas gratuitas, na lona, no largo, no Teatro do Sesc e também em escolas públicas e particulares do município. Com multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, o projeto tem como objetivo aproximar a comunidade da cultura, com opções para todas as idades. A programação completa do festival pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. Para os espetáculos dentro da lona e no Teatro não há mais ingressos para retirada antecipada, mas o público pode comparecer aos locais meia-hora antes de cada apresentação para entrar na fila de espera.
Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3671-6492 ou WhatsApp (51) 98493-0533. O 7º Sesc Circo é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaquã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Sobre o 7º Sesc Circo
Data: 15 a 20 de novembro, em Camaquã
O que é? Com artistas e grupos de diversas partes do Brasil e do mundo, o Sesc Circo é um festival que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura.
Como acontece? Além do largo da lona que concentrará boa parte das apresentações, nos fundos do Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), os grupos passam também pelo Teatro do Sesc Camaquã e por escolas públicas e particulares do município, levando a diversão e a magia do circo para pessoas de todas as idades.
Ingressos: Para os espetáculos dentro da lona e no Teatro não há mais ingressos para retirada antecipada, mas o público pode comparecer aos locais meia-hora antes de cada apresentação para entrar na fila de espera. Todas as atrações são gratuitas.
Solidariedade: Nos locais de apresentações, serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis para o programa Mesa Brasil Sesc.