“É deplorável o posicionamento da Secretaria de Educação”, diz vereador sobre fechamento de escolas do interior
"Esse é o presente do dia da criança, e o presente de dia dos professores, que a Secretaria Municipal de Educação entrega nesta segunda-feira", citou o parlamentar
Choro e com a voz engasgada, assim o Professor Claiton Silva (PDT) começou a sua fala em seu espaço de explicação pessoal referente a decisão de fecharem três escolas do município.
Nesta segunda-feira (17) o vereador divulgou em primeira mão o posicionamento da Secretaria da Eduação de Camaquã em relação ao fechamento de três escolas do interior do município.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Durante o uso do espaço de explicação pessoal, o parlamentar relatou que ocorreu uma reunião com os CPM’s da Escola Vicente Garcia e Escola Otto Laufer às 14h na tarde desta segunda-feira (17), e ainda hoje foi realizado às 18h30min uma reunião com os professores e demais fucionários das mesmas instituições para explicação sobre o fechamento das instituições de ensino do interior.
“A coisa é muito pior (…) o que vão fazer este ano com eduação de Camaquã, não tem precedência (…) a Secretaria de Educação não teve o reconhecimento, a hombridade de ir até as localidades fazer a reunião (…) tirou os pais de dentro de suas residências”, citou o vereador.
“Na verdade vou dizer (…) palavras que foram ditas pelo próprio secretário, sentado a mesa, porquê ele não falou de pé, talvez para não ter que olhar no olho daqueles que estavam presente (…) mas quero dizer aqui que serão fechadas neste 2022 (…) 3 escolas da Zona Rural”, relatou o parlamentar, sendo contrário a decisão.
De acordo com os relatos de Claiton Silva, a decisão já foi tomada por Nelson Egon Geiger Filho – secretário da educação de Camaquã, onde as escolas fechadas serão dividas em dois núcleos.
Sobre o anúncio de fechamento das escolas, o vereador do PDT finalizou a sua fala citando:
Em suas redes sociais o parlamentar postou seu posicionamente perante os fatos apurados pelo mesmo (veja abaixo).
“3 Escolas Rurais serão fechadas em 2022
SMED de Camaquã decide juntar 5 Escolas Rurais em 2
No dia de hoje, a Secretaria Municipal da Educação fez reuniões informando que procederá fechamento de 3 escolas ainda este ano.
No dia de hoje, realizaram reuniões na própria Secretaria, na parte da tarde com os CPMs das Escolas Otto Laufer e Vicente Garcia, ambas do 4º Distrito, e agora a noite, reunião com Professores e Funcionários dos respectivos estabelecimentos de ensino.
Na ocasião, o Secretário da Educação Nelson, Egon Geiger Filho, acompanhado de sua adjunta Prof.ª Jaqueline Santos e de sua assessoria, afirmou que nesta terça-feira (18) entregarão relatório ao Conselho do FUNDEB e ao Conselho Municipal da Educação de Camaquã.
Conforme informação da Secretaria da Educação, o estudo foi realizado em 2 Núcleos:
Núcleo 1: EMEF João Beckel, EMEF Rui Barbosa e EMEF Sílvio Luiz, onde juntarão as 3 escolas em 1 única.
Núcleo 2: EMEF Otto Laufer e EMEF Vicente Garcia, onde juntarão as 2 em 1 única.
É lamentável que a Prefeitura Municipal de Camaquã, trabalhe para fechar Escolas com mais de 100 alunos, logo depois de uma Pandemia”.
Assista a fala completa do vereador Professor Claiton Silva: