Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • globalway (1)
  • 970×90
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19

Diretores de escolas da rede municipal de ensino participam de reunião sobre Índice Municipal de Educação

O IMERS é uma ferramenta que avalia o desempenho das escolas municipais em relação a diversos indicadores educacionais, considerando a população do município, o número de matrículas no Ensino Fundamental e o número de alunos em vulnerabilidade


Por Pablo Bierhals Publicado 08/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaquã

Os diretores das escolas municipais de Camaquã participaram de uma reunião nesta terça-feira (7) para discutir o Índice Municipal de Educação/RS – IMERS e as estratégias para aprimorar a qualidade da educação. O encontro aconteceu no no auditório da Secretaria Municipal da Educação e Desporto (SMED).

A iniciativa, proposta pela Prefeitura de Camaquã através da Secretaria da Fazenda e Secretaria da Educação e Desporto, ainda contou com o apoio dos consultores da empresa Essencial, prestadora de serviço do município, no qual foi explicado dados técnicos e a importância do IMERS e sua relação com o índice de participação municipal – ICMS/RS e a nova distribuição da Cota-Parte por Critérios Educacionais.

O IMERS é uma ferramenta que avalia o desempenho das escolas municipais em relação a diversos indicadores educacionais, considerando a população do município, o número de matrículas no Ensino Fundamental e o número de alunos em vulnerabilidade, além de passar a considerar também a evolução do índice gerado pelo município.

Na reunião, os diretores das escolas tiveram a oportunidade de analisar e discutir estratégias para enfrentar os desafios identificados. A reunião contou também com a presença da Secretária Adjunta da Educação, Ana Carmelita Martins, Secretária da Fazenda, Jane Beatriz do Couto Leite, além da Assessoria Pedagógica e Assessoria Financeira da SMED, as quais receberam informações atualizadas sobre o Sistema de Avaliação Educacional do RS – SAERS, que estará acontecendo entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro, para os alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com a administração municipal, o evento foi um importante passo na direção de uma educação mais eficaz, assertiva e colaborativa, demonstrando o comprometimento da gestão municipal em buscar soluções para os desafios identificados pelos índices IMERS e reforçar a importância de um trabalho conjunto na promoção da melhoria da aprendizagem na rede.


  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • CMQ 01 010 (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • globalway (1)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • 970×90
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664