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66% dos brasileiros de 9 a 17 anos não acessam a internet em casa; veja números que mostram dificuldades no ensino à distância

Formação deficitária de professores, falta de equipamentos tecnológicos e condições precárias de saneamento básico são barreiras para educação remota durante a pandemia. Pesquisas do IBGE e do Cetic comprovam obstáculos


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 26/05/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Desde que as aulas presenciais foram suspensas, por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), as redes de ensino buscam alternativas de educação remota. Pesquisas mostram, no entanto, que há obstáculos para o ensino à distância, principalmente pelas limitações de acesso a tecnologias.

Entre crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, 66% não se conectam à internet em ambientes privados – seja na própria residência ou na de amigos e familiares.

Segundo o levantamento da “TIC Kids Online Brasil 2018”, formulado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), há uma diferença significativa entre as classes sociais.

Nas famílias cuja renda é de até um salário mínimo, 73% dos alunos dessa faixa etária não navegam na rede quando estão em casa. A partir de 3 salários mínimos, o índice é de 53%.

Porcentagem de crianças e jovens que acessam a internet em casa varia entre as classes sociais (a soma nem sempre chega a 100% por causa do arredondamento de números, informa a pesquisa). — Foto: G1

Porcentagem de crianças e jovens que acessam a internet em casa varia entre as classes sociais (a soma nem sempre chega a 100% por causa do arredondamento de números, informa a pesquisa). — Foto: G1

 

O número é ainda maior na zona rural: 82% dos alunos não acessam a internet em ambientes privados.

As pesquisas evidenciam também outras dificuldades:

 

  • casas sem espaço para estudar e sem saneamento básico;
  • falta de equipamentos como computadores e notebooks;
  • problemas na conexão à internet;
  • falta de formação dos professores para usar tecnologia na educação;
  • baixos índices de leitura.

 

Gabriel Corrêa, gerente de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, afirma que as desigualdades já existiam, mas estão acentuadas durante a pandemia. “Precisamos buscar estratégias diferentes, porque os cenários variam muito no país. O ensino à distância pode usar a internet para os grupos que têm acesso a ela. Mas outras alternativas devem existir, como aulas pela TV ou distribuição de cadernos impressos de exercício”, diz.

Segundo ele, as atividades não vão substituir as aulas que estariam ocorrendo caso as escolas estivessem abertas, mas contribuirão para diminuir a defasagem de conteúdo e para evitar a evasão.

 “Os alunos não podem perder o engajamento com a educação. Precisam manter o vínculo com o conteúdo e com os professores”, afirma.

 


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