Ação coordenada reforça busca e salvamento de pessoas no Rio Grande do Sul
Encontro atualizou informações sobre temporais que já atingem mais de 140 municípios gaúchos
Uma reunião do Gabinete de Crise, realizada na manhã desta quinta-feira (2), na Defesa Civil, em Porto Alegre, atualizou informações sobre as consequências do evento meteorológico adverso que atinge o Rio Grande do Sul e definiu ações para auxiliar a população atingida. A busca e o salvamento de pessoas ilhadas serão reforçados.
Conforme a Defesa Civil, há solicitação para o resgate de 110 pessoas, número que pode mudar a qualquer momento. Em Cruzeiro do Sul e Imigrante, no Vale do Taquari, foram realizados resgates aéreos de pessoas que estavam em telhados e áreas sem acesso terrestre.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Um mapa com a localização de pedidos de socorro atualizado pela Defesa Civil está sendo encaminhado ao Comando Militar do Sul (CMS) para que forças nacionais de defesa consigam auxiliar nos resgates. O Rio Grande do Sul conta com auxílio de aeronoves de São Paulo e Santa Catarina para as ações, que dependem das condições do tempo para sua operação. Estradas interrompidas ou sem condições de tráfego impedem os deslocamentos por via rodoviária para a realização de resgates.
A Secretaria da Educação (Seduc) relatou que há registro de estragos em 102 escolas estaduais. As aulas estão suspensas nesta quinta (2) e na sexta (3). A partir de orientações da Defesa Civil, a Seduc vai avaliar como será a retomada das aulas da Rede Estadual na próxima semana.
A Secretaria da Saúde (SES) informou que prefeituras de Lajeado e Estrela solicitaram hospitais de campanha. A SES está em contato com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para solicitar a disponibilização de estruturas, da mesma forma como foram montadas no evento meteorológico adverso do ano passado. A secretaria também atua para levar apoio psicossocial a pessoas atingidas. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) destacou que será colocado um ícone no site da Delegacia Online (DOL) para informar sobre pessoas desaparecidas.
A Defesa Civil estadual ressaltou que dispõe de estoques de alimentos e produtos de higiene e limpeza neste primeiro momento. Conforme divulgado, doações desses itens serão solicitadas quando forem necessárias e serão encaminhadas de forma coordenada e em locais definidos.
Esta publicação contém informações da Ascom RS.