Dia do Gaúcho: conheça cinco pratos típicos do Rio Grande do Sul
O Dia do Gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro, é uma oportunidade especial para homenagear a rica cultura do Rio Grande do Sul, marcada pela tradição, história e, claro, pela culinária
O Dia do Gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro, é uma oportunidade especial para homenagear a rica cultura do Rio Grande do Sul, marcada pela tradição, história e, claro, pela culinária. A gastronomia gaúcha é famosa por seus sabores autênticos, que refletem a mistura de influências indígenas, portuguesas e espanholas, além de técnicas herdadas dos pampas.
Neste artigo, com base no site garfoemala, separamos cinco pratos típicos do estado. Confira abaixo:
Churrasco
Não se sabe bem a origem do churrasco, mas acredita-se que está relacionado aos países dos pampas do Sul da América Latina. Como Argentina, Uruguai e Brasil, mais especificamente, o Rio Grande do Sul.
O churrasco aqui no RS é feito à base de carne, assado no fogo ou brasas, com utilização de espetos e grelhas Mas ele por ter vários acompanhamentos, como por exemplo, pão de alho, vegetais (cebola, pimentão, etc), vinagrete, chimichurri, farofa, queijo, abacaxi com canela, entre outros.
Arroz carreteiro
Mas popularmente conhecido só como “carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul.
Ele é feito de arroz e sobra de carne de churrasco picado. Também pode ser feito com charque (como era originalmente feito), refogado com alho, cebola, tomate e tempero-verde.
O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) atravessavam o sul do Brasil em carroças puxadas por bois. Quando eles cozinhavam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. Essa forma de fazer continua praticamente a mesma até hoje.
Xis
O Xis consiste em um pão recheado e prensado. Os sabores consistem desde frango até filé.
Galeto
Desenvolvido com pequenos pedaços de frango assado, o galeto é uma receita típica gaúcha. Esse prato faz parte da culinária gaúcha desde a década de 30 e sua criação envolve a história da imigração do estado.
O galeto era uma refeição tradicional das colônias italianas localizadas no sul do Brasil, que preparavam o prato em dias de festas. Atualmente, o galeto é um prato tipico.
Sagu com creme
Impossível falar de doces tipicos do Rio Grande do Sul, sem falar no sagu de vinho com creme. Ele é uma sobremesa originária da Serra Gaúcha, mas bastante popular em toda a região Sul do país.
Ela é feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas no suco de uva ou vinho tinto. Essa sobremesa é super comum por aqui, servida acompanhada de um creme feito de leite ou leite condensado. Uma das sobremesas preferidas dos gaúchos.