Últimas Notícias

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: Confira os trabalhos da APAE e saiba como colaborar

Essa luta não ocorre apenas uma vez por ano, ela é diária e desafiadora; ajude a APAE através do tele-APAE ou Nota fiscal gaúcha; saiba mais
21/09/2020 - 15h:50min - Fonte:

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, é celebrado o “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”. Ao decorrer do dia diversos debates são promovidos, com a intenção de gerar visibilidade para a causa e promover ações em prol de pessoas com alguma deficiência.

Para falar um pouco mais sobre o tema, o programa Bom Dia Camaquã da ClicRádio, recebeu o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Camaquã, Francisco de Paula Paiva Delamare e a diretora Vera Rosane Jacobsen. Ela comentou que a “intenção da data é fazer com que todos entendam que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e deveres de cidadãos”.

O dia 21 de setembro foi escolhido por causa da primavera. Essa relação simboliza o nascimento das reivindicações por cidadania e a participação com igualdade de condições. Essa luta não ocorre apenas uma vez por ano, ela é diária, constante e desafiadora. 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído  pela Lei nº 11.133,no dia 14 de julho de 2005. Porém a data já é comemorada desde o ano de 1982, quando ocorreu um encontro com várias entidades nacionais. A partir disso, se estabeleceu o dia como uma forma de luta e reivindicações.  

A APAE trabalha com assistência social, saúde e educação. As atividades da escola estão sendo desenvolvidas e encaminhadas para os alunos em suas casas. Quem é assistido pela entidade na área da saúde seguiu tendo suas consultas. 

Saiba como ajudar a APAE

Tele-APAE: Quem quiser colaborar através deste meio, precisa entrar em contato com a APAE, através do telefone (51) 3671-8280. Este é um compromisso mensal ou esporádico, em que um funcionário da organização vai receber a quantia combinada no endereço fornecido no cadastro. 

Nota fiscal gaúcha: Basta realizar o cadastro no programa e marcar a APAE como uma das instituições para receber a colaboração. Além de ajudar a instituição, a pessoa concorre a diversos prêmios no programa. 

Saiba mais sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha: clicando aqui!

deixe seu comentário