Últimas Notícias

Explosão em Beirute resulta em mais de 100 mortes e 4 mil feridos

Cerca de 300 mil pessoas estão desabrigadas; informações preliminares indicam que explosão ocorreu em depósito de nitrato de amônio, localizado no porto da cidade do Líbano
Por: Sabrina Borges | Publicado: 05/08/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: Com informações Uol, Correio do Povo, G1
Explosão em Beirute, no Líbano deixa rastro de destruição /  — Foto: Ibrahim Amro/AFP
Explosão em Beirute, no Líbano deixa rastro de destruição / — Foto: Ibrahim Amro/AFP

Durante a tarde desta terça-feira (04), o mundo foi surpreendido pela notícia da explosão de grande proporção, que ocorreu na cidade de Beirute, capital do Líbano. O que chamou atenção foi a onda de destruição que a explosão causou. 

Diversos vídeos e imagens estão circulando na internet, mostrando a devastação que a detonação resultou. Até o momento foi divulgado pelo governo local, cerca de 100 mortes e mais de 4 mil feridos. 

000-1wa49v

Enfermeiro cuida de mulher ferida em explosão na zona portuária de Beirute, no Líbano — Foto: IBRAHIM AMRO/AFP/Reprodução G1

Além disso, a estimativa é de que 300 mil pessoas estejam desabrigados, depois de suas casas sofrerem com o impacto da explosão. O governo divulgou ainda que os danos, que atingem quase a metade da cidade, estão avaliados em mais de US$ 3 bilhões. 

De acordo com o primeiro-ministro Hassan Diab, a explosão foi causada devido a detonação de 2.750 toneladas de nitrato de amônia. A substância é utilizada em alguns tipos de fertilizantes e também na composição de bombas. De acordo com o primeiro-ministro os responsáveis pela explosão vão precisar prestar contas.

 ap20217606911662-b

Pessoas feridas depois de explosão em Beirute, no Líbano — Foto: Hassan Ammar/AP

A destruição é entristecedora. Nos vídeos e fotografias divulgadas, é possível observar o desespero das pessoas em meio aquele caos. As construções destruídas, objetos e veículos de longe podem ser identificados, pois parecem pedaços de metal retorcidos. 

Relatos de pessoas gritando, procurando por familiares ou desorientados são diversos. Sobreviventes contam como ficaram assustados e o medo que sentiram achando que iriam perder a vida naquele momento. Várias pessoas que estavam em suas casas ficaram feridas pelo força do deslocamento do ar e com os estilhaços de vidro. 

É lamentável o que a cidade de Beirute está vivenciando neste momento. Diversos países já se posicionaram e estão enviando assistência ao local. O abastecimento de alimentos na cidade é preocupante, segundo as autoridades locais. Eles divulgaram a possibilidade de ficarem sem alimentos nas próximos dias, pois o porto abrigava cerca de 85% do abastecimento da cidade. 

 

deixe seu comentário