Educação e Cultura

FOTOS: Sicredi implanta Programa A União Faz a Vida em escolas de Chuvisca

A programação foi realizada no Centro de Eventos de Chuvisca, e contou com a participação de mais de 50 profissionais das três escolas do município
15/08/2018 - 09h:54min - Fonte: Maria Cecília Xavier Cruz | Assessora de Com & Mkt da Sicredi Zona Sul RS
Anterior Próximo

Os professores da rede municipal de Chuvisca participaram da habilitação do programa “A União Faz a Vida”, implantado este ano no município através do convênio firmado entre o Sicredi e a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A programação foi realizada no Centro de Eventos de Chuvisca, e contou com a participação de mais de 50 profissionais das três escolas do município. Dias 30 e 31 de julho, o curso foi destinado a todos os professores, e dia 2 de agosto especialmente aos responsáveis pela educação infantil. Dia 1º de agosto foi a vez dos pais também conhecerem o programa, já que ele envolve toda comunidade. Eles participaram de uma roda de diálogo, e debateram a realidade da educação no município e as pespectivas para os próximos anos.

O programa é direcionado as crianças e adolescentes e tem como objetivo promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral dos alunos. Os eventos foram conduzidos pelo assessor pedagógico Marcos Alexandre Schwingel, que explicou a proposta. “Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam de ser receptores de conhecimento e tornam-se os protagonistas do processo de aprendizagem”.

 A metodologia do PUFV convida as crianças e adolescentes a valorizarem os conhecimentos e espaços comunitários, os empreendimentos coletivos, a cooperação e o exercício da cidadania como formas de se ensinar e de apreender em todos os lugares e com todas as pessoas. Para fazer os princípios de cooperação e cidadania tornarem-se ação, a metodologia se desenvolve a partir das práticas de expedição investigativa, dos projetos realizados e da troca com a comunidade de aprendizagem. Os projetos desenvolvidos no programa geram valor também para a comunidade, pois abordam temas relevantes como meio ambiente, saúde, cultura e esporte o que vem ao encontro da melhoria da qualidade de vida da comunidade onde o programa é desenvolvido.

Se você é associado do Sicredi e quer fazer parte da transformação da educação na região, seja um apoiador do Programa a União Faz a Viva em Chuvisca. Mais informações na agência, ou pelo telefone (51) 3611.7276.

deixe seu comentário