Educação e Cultura

Saiba como fazer seus trabalhos seguindo a ABNT

As referências do seu trabalho científico precisam seguir os padrões da norma ABNT, você sabe o que é necessário? Não deixe de conferir
Publicado: 06/07/2021 às 10:49 | Alterado: 13/07/2021 às 22:39

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT publica normas regularmente para auxiliar estudantes e profissionais do meio acadêmico em seus trabalhos e pesquisas. No entanto, muitas pessoas sentem dificuldades para criar artigos de forma coerente e coesa, seguindo as regras de formatação.

Geralmente os trabalhos possuem capa, contracapa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências e anexos, mas podem conter mais elementos, que precisam de dedicação e conhecimento por parte do autor. Hoje iremos falar um pouco de como construir todos esses elementos, e em especial, a parametrização no Microsoft Word da folha de rosto e da capa do trabalho.

Acesso rápido:
1. Os elementos dos trabalhos científicos
2. Principais normas ABNT vigentes
3.  Dê um plus nos seus textos

Os elementos dos trabalhos científicos
Um trabalho escolar geralmente exige apenas os elementos essenciais para a composição dos textos. Por outro lado, a academia requer textos mais elaborados, com mais dados e análises, e pode ser livremente veiculado em revistas e periódicos para outros idiomas, motivo este que faz obrigatório um resumo (abstract) em inglês.
Os elementos pré-textuais obrigatórios são: folha de rosto (contracapa), resumo e sumário. Após essa marcação de estrutura, os textos seguem seu curso normal de introdução, desenvolvimento e fechamento. As listas de tabelas, símbolos, entre outras, são muito comuns em trabalhos das áreas de engenharia e química.
Umas dicas gerais de formatação de todo o documento são:
- Uso de fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 para corpo e 14 para títulos, sendo estes alinhados à esquerda;
- As margens devem ser de 3 cm para a superior e a esquerda e 2 cm na inferior e na direita;
- Alinhamento justificado com espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Geralmente isso pode mudar com títulos, citações e nas partes pré-textuais.

Continue lendo para dicas de como fazer cada parte textual!

Capa
Na escola é possível fazer capas ilustradas e quanto maior a criatividade melhor, quanto mais o desenho ficar condizente com o tema do trabalho, melhor. Já no ensino superior, as capas tendem a ser mais formais, com cor preta e sem desenhos ou imagens. Nelas precisam conter:
Nome do autor;
Nome do professor;
Instituição de ensino;
Título do trabalho;
Cidade e estado abreviados;
e data.

Folha de rosto
Leva os mesmos elementos da capa, com acréscimo do objetivo do trabalho, recuado a 7,5 cm da margem com fonte tamanho 12.

Sumário
Deve conter todos os capítulos numerados a partir da introdução. É muito fácil construir um sumário no Microsoft Word. Você precisa deixar as letras com o estilo do Título 1 (Arial ou Times), selecionar o modelo pronto condizente (modelo 1 - título 1) e ir ajeitando conforme você queira mais subníveis ou símbolos diferentes de marcador.

Vamos pular a parte textual (introdução, desenvolvimento e conclusão), pois ela pode ser facilmente escrita com as dicas gerais dadas acima.

Referências
Nas referências, também conhecidas como “bibliografia”, é o lugar no qual serão relatadas todas as fontes de busca de dados para construção do texto. Deve conter estrutura específica relacionada ao número de autores que escreveram a obra, revista publicada ou legislação, por exemplo. Em geral é usada a mesma formatação dos textos, com espaçamento duplo entre uma referência e outra, alinhadas à esquerda.

Anexos e apêndices
A depender de como esteja o anexo, em texto ou imagem, é atribuído um título, sem necessidade de legenda, com fonte em negrito, tamanho 12.

Principais normas ABNT vigentes
Muitos não conhecem, mas existem normas técnicas criadas para cada detalhe do texto. Conhecidas por NBRs, as que estão vigentes são:
NBR 14724 - Princípios gerais de formatação
NBR 10520 - Citações
NBR 6022 - Estrutura para TCC
NBR 6023 - Referências bibliográficas
NBR 6027 - Sumário
NBR 6028 - Resumo PT/EN
NBR 6024 - Numeração das seções
NBR 6034 - Índice
NBR 15287 - Estrutura para projeto de pesquisa
NBR 12225 - Informação para encadernação

Dê um plus nos seus textos
Para fechar com chave de ouro seu trabalho acadêmico, invista em designs modernos de fundo de página, cabeçalhos e marcas d’água sutis. É possível encontrá-los na biblioteca do Windows ou ainda buscar por inspiração na internet, caso fazer seu próprio modelo não seja prioridade no momento.


deixe seu comentário