Mano Martins no Cidadania pode usar votos do PSDB para se reeleger
O vereador Mano Martins vai deixar o União Brasil para se filiar ao Cidadania, partido que compõe federação com o PSDB (Federação PSDB Cidadania). O detalhe é a oposição ferrenha que Mano desempenha contra o governo Ivo, do PSDB, em Camaquã. A filiação deve ser oficializada nesta terça-feira (19), segundo fonte segura.
Instituída pelo Congresso Nacional na Reforma Eleitoral de 2021, conforme a Lei nº 14.208/2021, a reunião de partidos em federações foi criada com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país. Com isso, Mano Martins mesmo sendo oposição pode contar com ajuda dos votos de candidatos do PSDB para ser reeleito, através da cláusula de desempenho. No União Brasil, partido pequeno em Camaquã, mesmo com votação expressiva o vereador poderia não ser reeleito. Agora, com a reviravolta, os ventos são mais favoráveis.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Além disso, antes o PSDB poderia ter 16 candidatos, agora três são do Cidadania, restando 13. Quais serão os nomes descartados pelo partido?
Esta é, até agora, a jogada mais ousada do cenário político de Camaquã neste ano eleitoral.
Resta saber como o PSDB Camaquã vai reagir. O estatuto da federação obriga Mano Martins a apoiar, ao menos no papel, o candidato do PSDB para prefeito, mas o vereador parece não se importar.
Pablo Bierhals | chefe de redação do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br