Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Entenda como Fábia Richter pode assumir mandato de deputada federal


Por Pablo Bierhals Publicado 16/07/2024
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-2024-03-02T203832.159
Foto: ARQUIVO/Clic Camaquã. Fábia Richter no Controle Geral.

Se a cassação do mandato do deputado federal gaúcho Mauricio Marcon (Podemos) for confirmada, a enfermeira e ex-prefeita de Cristal, Fábia Richter (PSD), pode assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, representando a região da Costa Doce em Brasília. Em votação nesta terça-feira (16), os sete desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral votaram pela cassação, mas a decisão ainda pode ser recorrida.

O Podemos, partido de Marcon, é acusado de cometer fraude na cota de gênero em 2022.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Além de votar pela cassação, o TRE determinou o recálculo da distribuição de cadeiras na bancada gaúcha. Com isso, é possível que a vaga de Marcon fique para o ex-prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSD), que já está com uma cadeira na Câmara como suplente do deputado Danrlei de Deus (PSD), que atualmente ocupa o cargo de secretário do Esporte e Lazer no Rio Grande do Sul. Por fim, sendo do mesmo partido e a próxima na fila, Fábia assumiria a almejada cadeira na Câmara dos Deputados.

Seu nome chegou a ser cotado para uma candidatura à prefeitura em Camaquã, pela oposição, mas há alguns meses a ideia foi descartada após anuncio de que ela seguiria com o objetivo de conquistar a vaga em Brasília.

É claro que tanto a recontagem quanto a possibilidade do deputado recorrer podem ser desfavoráveis para a ex-prefeita de Cristal, mas a vaga nunca esteve tão perto desde 2022. Na eleição, Fábia fez mais de 36 mil votos, sendo a candidata mais votada em Camaquã, onde sua votação passou de 11 mil.

Pablo Bierhals | chefe de redação do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br