Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2024

    Três datas, três fatos


    Por Redação Clic Camaquã Publicado 24/10/2019
    Ouvir: 00:00

    Ao escrever este artigo, três datas e três fatos se destacam. Ontem, no caso dia 22 do corrente o Senado Federal aprovou o texto da REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Na prática com poucos destaques. Mantendo idade mínima para aposentadoria: 65 anos para os homens; 62 para as mulheres.

     

    📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

                Há inconformados. Sei e entendo. Há até mesmo revoltados. Também se entende. TODAVIA, a reforma é necessária. Ou a Previdência Social, já enormemente deficitária, vai quebrar definitivamente. Então todos os futuros aposentados ficarão prejudicados.

     

                É preciso se pensar nas próximas gerações. Em nossos filhos. Até mesmo netos. Ou se corrige o problema agora ou no futuro será o caos previdenciário total: os aposentados não vão receber os justos benefícios.

     

                A segunda data e 2º fato se relacionam direto com a primeira parte acima. Hoje (23) é aniversário de Pelé. Edison Arantes do Nascimento nasceu em 1940. Completa 79 anos de idade. Pois bem, como pouquíssimos, disputou quatro Copas do Mundo: 1958, então com 17 anos de idade, na Suécia; 1962 no Chile; 1966 na Inglaterra; e 1970 no México, quando o Brasil ganhou o tri e trouxe, de forma definitiva, a Taça Jullius Rimet.

     

                Pois nessa época eu cursava a faculdade, foi composta uma canção de incentivo aos nossos jogadores: “Noventa milhões em ação..”. Quer dizer: há quase 50 anos tínhamos 90 milhões de habitantes. Hoje se chega a mais de 210 milhões. Ou seja, em pouco menos de meio século, mais de o dobro a população aumentou.

     

                O General Ernesto Geisel foi o primeiro Presidente não católico do Brasil; era protestante, evangélico. Década de 80. Acenou com algum projeto de controle da natalidade. Foi execrado, sofreu pressão no Congresso e, principalmente, pela Igreja Católica. A despeito de estarmos no Regime Militar. Em verdade ele estava certo. Mais do que duplicar a nação em 50 anos evidencia o descontrole nessa área. Por isso o Brasil continua um país ainda emergente. Ainda pobre. Sem as condições de uma vida mais igualitária como na Europa ou América do Norte.

     

                E agora a terceira data e fato. Amanhã (após este artigo ser redigido – dia 24) comemora-se o dia de fundação oficial da ONU ocorrido em 1945. Também nesse dia foi fundada, aqui em Camaquã, a Associação Atlética Banco do Brasil. Na ocasião em sala aos fundos da agência do Banco, onde hoje é a Farmácia Panvel. O local era o arquivo de documentos diários do Banco de caixa e contabilidade. Ali ficamos até 1963 (em 09 de abril fomos para onde hoje é o Banrisul). Ali a AABB apenas dispunha de um pequeno armário para biblioteca (incentivada pelo Banco), um refrigerador e um aparelho de som. A atual sede somente veio no final da década de 60 e foi inaugurada em 1970.