Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2024
  • CLIQUE AQUI (1)

Clic Camaquã. Há 10 anos, tudo que é daqui!


Por Eduardo Costa Publicado 17/02/2024
Ouvir: 00:00
10 anos post

Parece que foi ontem que retornei à minha terra natal e dei início ao Clic Camaquã. O tempo passa rápido. Lá se foram 10 anos. Foi no dia 17 de fevereiro de 2014, pontualmente às 9h da manhã de uma segunda-feira, que dei início a esse projeto.

Morei 5 anos na região metropolitana de Porto Alegre. Me formei em jornalismo pela Ulbra de Canoas e trabalhei como jornalista na emissora de televisão da universidade e na RBS TV e TV COM em Porto Alegre. E foi dentro da maior empresa de comunicação do Rio Grande do Sul que nos horários de folga, passei a elaborar a minha empresa de comunicação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Tenho certeza que poderia continuar na televisão em grandes centros como Rio e São Paulo. Até recebi convites para seguir na área, mas a vontade de empreender na área da comunicação na minha cidade bateu mais forte e então decidi retornar para Camaquã.

A ideia inicial era abrir um jornal impresso. Alguns nomes surgiram como “O Camaquense” e Jornal de Camaquã”, mas fui alertado por colegas e amigos que o caminho do futuro seria o digital. E convencido, vejo que fiz a melhor escolha.

Com uma câmera fotográfica adquirida na Capital e um notebook comprado na Olidata de Camaquã, o Clic começou a levar informação para milhares de pessoas de forma instantânea, sobressaindo dos extintos jornais impressos semanais e blogs existentes na época. No começo, a redação era na casa onde eu morava e nas ruas, entre uma reportagem e outra, usando o sinal WI-FI de bares e lancherias.

O começo não foi fácil. As pessoas não entendiam que era uma empresa. Eu tinha que explicar não era um hobby. Era e é o meu ganha pão. Não só meu como de muitos comunicadores que pelo Clic passaram.

Foram seis meses apenas entregando conteúdo. Gratuito. Ensinando a população a acessar o portal de notícias. Após esse período, fomos para o mercado e passamos a vender publicidade. Fica aqui o agradecimento as primeiras empresas que acreditaram no nosso trabalho.

Nesses 10 anos, foram mais de 100 mil matérias publicadas, todas compartilhadas nas nossas redes sociais, que atualmente, são as com maior número de seguidores entre todos os veículos de comunicação da cidade. Somos o maior produtor e promotor de eventos da região e destaco alguns destas atividades: Mega Feirão de Veículos do Clic Camaquã, Prêmio Prime – As marcas mais lembradas pelos camaquenses, Promoção 13º Salário, Clic House – A Casa do Clic na ExpoCamaquã (único veículo de comunicação a possuir uma casa própria na maior feira voltada ao agronegócio da cidade), Troféu Elas por Elas, Expo Varejo Costa Doce, além de coberturas de diversos eventos.

Nesse período, surgiram a Clic Rádio, a Revista Prime e a Bah! Mídia Digital, que é um painel de led outdoor de ultra resolução instalado em Camaquã e que em 2024 terá uma nova unidade na cidade de Dom Feliciano. Desta forma, criamos uma nova marca para abrigar todas estas, o Grupo Eduardo Costa de Comunicação.

Quero agradecer a todos os colegas comunicadores que passaram pela Família Clic, mas principalmente aos que permanecem construindo um jornalismo sério, ético, responsável e que leva a verdade de tudo o que acontece em Camaquã e região. Fico feliz em estar construindo uma empresa junto com pessoas tão especiais e gerando oportunidades a muitos profissionais da área da comunicação. Que venham os próximos 10 anos e que sejam tão bons como estes primeiros. Vida longa ao Clic.

  • CLIQUE AQUI (1)