Uma boa notícia
Uma excelente notícia
O SM da Saúde, Robson Vieira Marques trouxe ao Controle Geral do último sábado uma notícia para alegrar a comunidade: Dentro de 15 dias as obras da UPA de Camaquã estarão concluídas graças a um grande esforço do Governo Municipal que está custeando a parte final da construção, eis que, segundo Robson os governos Federal e Estadual não vêm repassando os recursos necessários. Ficarão faltando o mobiliário e os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade. Situada na Vila Viégas, a UPA deveria ter sido concluída já no ano que passou, porém a falta de repasses inviabilizou a conclusão do projeto.
Entendimento
A propósito de recursos, Governo Municipal e Fundação Assistencial e Beneficente de Camaquã sentaram à mesma mesa na semana que passou buscando entendimento sobre os repasses de que se queixa o hospital, que não estariam sendo feitos para a Fundação, a fim de que esta preste o atendimento básico, que diz ser de atribuição do município. A SM da Saúde se queixa que estado e União tem um atraso de R$ 4,2 mi em repasses que deveriam ter sido feitos e não o foram, desta forma o atendimento à saúde básica fica prejudicada. Mesmo assim, um acordo deve ser assinado esta semana para que o contribuinte não saia prejudicado. O Secretário da Saúde salienta que cerca de 160 pessoas são transportadas a Capital diariamente em busca de atendimento de média e alta complexidade o que onera os cofres municipais.
Prefeito acumula funções
Também presente ao Controle Geral o Prefeito João Carlos Machado, salientou que está acumulando funções de duas secretarias: A dos Transportes e da Fazenda. O primeiro exonerou-se para assumir vaga na Câmara e o segundo está afastado para tratamento de saúde, devendo voltar nos próximos dias. Nos Transportes, João Carlos chamou funcionário de carreira que o tem auxiliado. Questionado sobre a questão das estradas, disse que está atento e com a aquisição de novas máquinas e o encascalhamento das vias rurais, estas deverão apresentar melhores condições nos próximos tempos. Informou que a colheita do arroz foi boa e já está concluída na região, porém o soja apresenta problemas, as lavouras do cedo tiveram rendimento dentro do esperado, todavia quem plantou mais tarde está tendo dificuldades com a falta de chuvas. O grande problema do município é com o atraso nos repasses do governo federal, cujos valores já somam R$ 4,8 mi, valor tão grande que representa a arrecadação do IPTU do município no ano que passou. João Carlos argumentou que este é o grande vilão das dificuldades do município.
Vacinação
Iniciou na última segunda-feira (27) e se estende até 22 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em 2015. Dia 9 de maio teremos o dia “D”, das 8:00 hs às 17:00 hs, em quatro postos da cidade e nos roteiros preestabelecidos do interior do município. O público alvo são crianças menores de cinco anos, Gestantes de qualquer idade, mulheres até 45 dias após o parto, adultos acima de 60 anos, profissionais da saúde, indígenas, presos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. O cartão de vacinas é necessário.
Prá você pensar:
“O preconceito cega os olhos, ensurdece os ouvidos e apaga a luz do entendimento.”