Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

    Sapiens… É instigante!


    Por Redação Clic Camaquã Publicado 04/08/2017
    Ouvir: 00:00

    Recém iniciei a leitura deste livro surpreendente e instigante. Trata-se de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. É um livro de Yuval Harari, um israelense, publicado primeiramente em 2014, embora tenha sido lançado originalmente em Israel em 2011, Harari cita o livro Armas, Germes e Aço, do autor Jared Diamond como uma das maiores inspirações para o livro, mostrando que era possível “fazer muitas grandes perguntas e respondê-las cientificamente”. Diamond caracterizou o livro como uma obra que “Ilumina as grandes questões da história e do mundo moderno”.Aborda a História da Humanidade desde a evolução arcaica da espécie humana na idade da pedra, até o século XXI. Seu principal argumento é que o Homo sapiens (nós) domina o mundo porque é o único animal capaz de cooperar de forma flexível em largo número e o faz por ser a única espécie capaz de acreditar em coisas que não existem na natureza e são produtos puramente de sua imaginação, tais como deusesnaçõesdinheiro e direitos humanos. O autor afirma que todos os sistemas de cooperação humana em larga escala – incluindo religiões, estruturas políticas, mercados e instituições legais – são, em última instância, ficção. Outros argumentos relevantes do livro são os de que dinheiro é um sistema de confiança mútua; o capitalismo é uma religião e não apenas uma teoria econômicaimpério tem sido o sistema político mais bem sucedido dos últimos 2000 anos; o tratamento dado a animais domésticos está entre os piores crimes da História

    Governo se preocupa com segurança

    📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

    O Governo do estado está preocupado com a segurança dos gaúchos e toma medidas para que ela melhore nos próximos tempos. E elas passam pela construção de novos presídios (pelo menos cinco serão construídos no estado), pela contratação de mais policiais (fala-se em quatro mil até o ano que vem) e pela transferência de lideranças do crime, aqui reunida, para diversos presídios de segurança máxima em outros estados. Esperamos que todas estas medidas e outras que ainda virão façam com que, não apenas tenhamos sensação de segurança, mas que ela realmente volte a acontecer em nosso estado. Existe também necessidade de contratação de maior efetivo para a polícia civil, concursos para delegados e contratação de servidores para a nossa Justiça. Trata-se de um conjunto de medidas todas necessárias.

    Alerta aos eleitores!

    Já começou o recadastramento biométrico de eleitores em Camaquã. Ele é necessário para que nas próximas eleições se tenha mais segurança quanto àqueles que pertencem a esta região e que só estes votem aqui. Ainda existe bastante prazo para que se tome a providência, porém para quem o fizer agora, em 2018 poderá votar sendo identificado através de sua biometria. O procedimento é rápido (cerca de 15 minutos) e obrigatório. A partir de 2020 não será mais permitido o voto a quem não estiver recadastrado. Os que estiverem impedidos de comparecer ao Cartório Eleitoral (que fica em frente ao Fórum de Camaquã) devem solicitar a algum familiar que entre em contato a fim de se tomarem as providências necessárias. O eleitor deve portar Identidade, CPF e Comprovante de Residência, pois haverá  concomitantemente  uma revisão dos dados cadastrais e comprovação de vínculo com a região. É hora de se pôr em dia com a Justiça Eleitoral.

    Prá você pensar:

    “A melhor maneira de começar a melhorar a vida, é acreditar nela. Feliz agosto”! (Desconhecido)