Duplicação da BR-116
A última edição da Gazeta Regional nos traz uma reportagem extremamente interessante, com o novo Superintendente do Dnit engenheiro Hiratan Pinheiro Silva, no que diz respeito a duplicação da Br-116, trecho Guaíba/Pelotas. Afirma que 53% da obra estão prontos, alguns trechos mais adiantados, outros menos, mas toda a obra com alguma parte em construção. Outra afirmação interessante é a de que esta trata-se de uma construção que é prioridade do Ministério dos Transportes, importante para que o trabalho não seja interrompido. O que estranhamos é a questão da destinação de recursos que ainda não foi priorizada, daí as paralizações constantes em diversos trechos, pois valores não são repassados às empreiteiras. Com isto, a conclusão que deveria se dar até o final do ano, não ocorrerá, pois obras como a ponte sobre o Rio Camaquã, e os viadutos nos trevos de Camaquã e São Lourenço do Sul, sequer foram licitados. Aguardemos e torçamos para que dinheiro não falte.
“No olho do Furacão”!
Em entrevista ao Controle geral do último sábado, o Superintendente da Funbeca Antonio Omar Machado, falando sobre a crise da saúde disse: “Estamos no olho do furacão ‘Crise na Saúde’. O subfinanciamento foi quem criou todas estas dificuldades, estourando nos Estados e Municípios que precisam contratar serviços sem as fontes de recursos e depois não possuem dinheiro para pagar os contratos”. Salientou que o hospital está muito mal e não sabe até quando a instituição resistirá a falta de pagamento aos serviços que presta a população. Disse Antonio Omar: “Desde que assumi, pela primeira vez não pudemos pagar nossos funcionários no prazo”. Os salários foram pagos em duas parcelas no mês que passou e a situação continua muito difícil! E para agravar ainda mais a direção recebeu correspondência do Sindicato Médico concedendo prazo de 30 dias para saldar os débitos de honorários atrasados dos médicos que prestam serviços ao Hospital, comunicando que caso isso não ocorra, poderá haver paralização no atendimento! A Direção comunicou o fato às autoridades, aos mantenedores e está tomando as providências possíveis para contornar o caso. Esta semana a Funbeca recebeu valores e quitou as quantias atrasadas com os médicos.
Carlos Martins conclui mandato
O ex-presidente e atual conselheiro da AGERGS, Carlos Martins, após quatro anos junto à instituição, deixará no mês de agosto o cargo que exerce na entidade, pois se extingue seu mandato. Diz-se satisfeito com o que foi possível realizar. “Foi uma excelente experiência de vida que proporcionou um crescimento pessoal e profissional muito grande”, salientou o Conselheiro. Agora deverá voltar a Camaquã onde dará continuidade a sua vida profissional e política, reintegrando-se as atividades locais.
Providências na segurança
Ante as diversas ocorrências que tornaram precária a segurança em nossa região e especialmente em Camaquã, vimos que as autoridades não estão alheias a situação: Durante a semana que passou diversas reuniões foram realizadas na comunidade, onde segurança foi a pauta. Há uma movimentação no sentido de se tomar providências para que a crise melhore.
Prá você pensar:
“Quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinquenta, não pode esperar ser tudo isso depois”. (Martinho Lutero)