Campo em Dia

Schuch denuncia abusos no crédito consignado para aposentados e pensionistas rurais

O deputado entregou à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara um dossiê com mais de 70 páginas contendo relatos de casos de abusos no crédito consignado envolvendo aposentados e pensionistas rurais de todo o Brasil
Publicado: 13/05/2021 às 15:52 | Alterado: 20/05/2021 às 09:56
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) entregou hoje (13) à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara um dossiê com mais de 70 páginas contendo o relato de casos de abusos no crédito consignado envolvendo aposentados e pensionistas rurais de todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. O documento, produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e  Agricultores Familiares (Contag), e  repassado ao presidente da Comissão, Celso Russomano (Republicanos/SP), reúne extratos de contas bancárias, comprovantes de depósitos e descontos indevidos e Bolntins de Ocorrência (BOs) registrados pelas vítimas do golpe. "É um assunto extremamente preocupante e as denúncias aumentaram muito nas últimas semanas, de pessoas que receberam valores na conta bancária sem sequer pedirem ou autorizarem, e só foram se dar conta disso quando as parcelas começaram a ser descontadas", alerta Schuch. 

O dossiê também já foi repassado ao presidente do INSS, Leonardo Rolim, apontando indícios de violação de dados pessoais cadastrados no sistema "Meu INSS" - como senha, e-mail e telefone - que foram alterados de forma a  permitir  o desbloqueio do benefício previdenciário para o desconto de parcelas do crédito consignado sem permissão dos aposentados e pensionistas. A outra prática ilegal identificada, os depósitos indevidos a titulo de empréstimo consignado, segundo os relatos, envolve diversas instituições financeiras, mas chama a atenção a situação do Banco C6 Consignados, que concentra o maior número de reclamações.

O deputado também já conversou com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, pedindo providências urgentes. "Os transtornos enfrentados pelos agricultores lesados são enormes, agravados pelo fato de no meio rural nem sempre poderem contar com sinal de internet e telefonia de qualidade", destaca Schuch. 

deixe seu comentário