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Operadoras de telefonia têm 10 dias para responderem por reclamações de usuários

Após receber quase 7,5 mil queixas, Procon de Porto Alegre deu prazo para empresas encaminharem justificativas


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 06/08/2017 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois de receber quase 7,5 mil reclamações de consumidores, o Procon de Porto Alegre instaurou processo administrativo coletivo contra a Oi-Brasil Telecom e a Vivo-GVT. As operadoras têm dez dias para apresentar uma resposta à série de denúncias feitas pelos clientes.

Depois desse prazo, o Procon vai decidir qual a multa que será aplicada às empresas. De acordo com a diretora-executiva do Procon, Sophia Martini Vial, a penalidade pode variar de R$ 800 a R$ 12 milhões.

Entre julho de 2015 e julho de 2017, foram registradas 3.717 queixas no Procon municipal contra a operadora Oi-Brasil Telecom e 3,7 mil contra a operadora Vivo-GVT. Segundo Sophia, a maioria das reclamações está relacionada à falta de cobertura de sinal, cobranças indevidas e venda de serviço de telefonia sem a devida cobertura na área comercializada.

A diretora-executiva do Procon frisa que essa não é a primeira vez que as companhias foram chamadas a se explicar. Na última vez, além da multa, que ficou em torno de R$ 500 mil, as empresas foram impedidas de vender novos chips até melhorarem o serviço.


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