Operadoras de telefonia têm 10 dias para responderem por reclamações de usuários
Após receber quase 7,5 mil queixas, Procon de Porto Alegre deu prazo para empresas encaminharem justificativas
Depois de receber quase 7,5 mil reclamações de consumidores, o Procon de Porto Alegre instaurou processo administrativo coletivo contra a Oi-Brasil Telecom e a Vivo-GVT. As operadoras têm dez dias para apresentar uma resposta à série de denúncias feitas pelos clientes.
Depois desse prazo, o Procon vai decidir qual a multa que será aplicada às empresas. De acordo com a diretora-executiva do Procon, Sophia Martini Vial, a penalidade pode variar de R$ 800 a R$ 12 milhões.
Entre julho de 2015 e julho de 2017, foram registradas 3.717 queixas no Procon municipal contra a operadora Oi-Brasil Telecom e 3,7 mil contra a operadora Vivo-GVT. Segundo Sophia, a maioria das reclamações está relacionada à falta de cobertura de sinal, cobranças indevidas e venda de serviço de telefonia sem a devida cobertura na área comercializada.
A diretora-executiva do Procon frisa que essa não é a primeira vez que as companhias foram chamadas a se explicar. Na última vez, além da multa, que ficou em torno de R$ 500 mil, as empresas foram impedidas de vender novos chips até melhorarem o serviço.