Últimas Notícias

Camaquã deve decretar situação de emergência nesta sexta

Relatório com as perdas na agricultura do município será entregue ainda hoje
09/02/2018 - 11h:33min - Fonte:

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (09) no Centro Administrativo Municipal, ficou definido que Camaquã irá decretar ainda hoje Situação de Emergência devido à estiagem.

O encontro contou com a presença de diversas entidades ligadas á agricultura, além do comandante regional da Defesa Civil, Secretário Municipal de Agricultura e demais autoridades.

Na tarde desta sexta, será entregue ao executivo municipal, um relatório com o quantitativo de perdas já registradas na área rural de Camaquã. O documento servirá como base ao decreto de emergência que será entregue para assinatura do prefeito Ivo de Lima Ferreira.

A reportagem do Clic Camaquã conversou com o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Celso Bartz. Segundo ele, a cultura da soja já registra perdas que ultrapassam os 30% do plantio e que não havendo chuva expressiva nos próximos dias, este quantitativo pode chegar aos 50%.

Já a cultura do arroz não deve ter danos devido a seca, tendo em vista que a irrigação ocorre com a utilização de água do Arroio Duro.

O engenheiro da Associação dos Usuários do Arroio Duro, Everton Fonseca, afirmou à nossa reportagem na manhã de hoje, que o acumulado de água na Barragem do Arroio Duro é suficiente para atender a demanda de água das lavouras de arroz. A projeção é que estas lavouras sejam irrigadas com estes recursos hídricos até o dia 15 de março.

Na manhã desta sexta-feira (09) o site da Associação dos Usuários do Arroio Duro (AUD) registrava um acúmulo de água de apenas 31%. O nível mínimo para abastecimento é de 40,28m e atualmente está em 46,78m.

deixe seu comentário