Variedades

CFESS realiza live especial neste sábado

Transmissão tem o tema "Nosso trabalho em defesa vida e das políticas públicas no campo e na cidade" e vai ocorrer às 16h e pode ser assistida nas plataformas do CFESS
Publicado: 15/05/2021 às 11:57 | Alterado: 22/05/2021 às 21:03 | Fonte: CFESS - Conselho Federal de Serviço Social
CFESS realiza live especial neste sábado
CFESS realiza live especial neste sábado

Os Núcleos de Base, conhecidos como NUCRESS, “são espaços de articulação e organização dos/as assistentes sociais que cumprem o papel de interiorização, descentralização e democratização da gestão política dos CRESS”, vinculado do Conselho Regional de Serviço Social / CRESS/RS e ao Conselho Federal de Serviço Social/CFESS e queremos divulgar a atuação das assistentes sociais, que são profissionais graduadas pelo Curso Superior de Serviço Social e atuam em diversos segmentos da sociedade.

O NUCRESS Centro Sul abrange os municípios de Arambaré, Camaquã, Chuvisca, Dom Feliciano, Tapes, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Barra do Ribeiro e Mariana Pimentel e tem como Coordenação a Assistente Social Mônica Ogliari Pereira, Indira Lemes e Helena Caroliny Campos, que junto com a categoria, discutem ações pertinentes a profissão.

As comemorações do dia da assistente social no 15 de maio, ocorrem para valorizar a categoria e também para dar visibilidade as áreas de atuação de assistentes sociais no contexto social.

De acordo com o Código de Ética Profissional de 1993 e da Lei n 8.662/1993, uma das atribuições do profissional, é participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais, podendo atuar nas políticas sociais de saúde, educação, meio ambiente, habitação, previdência, trabalho, assistência social e outras, como também junto as organizações não governamentais, conhecido como o terceiro setor.

Para 2021, o tema escolhido pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais/ CFESS, para as comemorações da data é a luta pela saúde pública e políticas sociais: o trabalho pela vida e resistência dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

O tema “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”, vem reafirmar o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos indígenas e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.

O assistente social trabalha na formulação e execução de políticas e programas sociais, e precisa constantemente apurar o olhar para as necessidades e requisições destes povos. 

O trabalho de assistentes sociais junto aos povos indígenas e comunidades tradicionais tem algumas expressões em comum, como a defesa dos seus territórios e acesso a educação, saúde e assistência social e ter um posicionamento em favor da equidade e da participação destes sujeitos socialmente discriminados, sendo este um dos princípios éticos norteadores do exercício profissional.

Os cards virtuais da campanha deste ano valorizam a categoria e seu trabalho junto com os povos originários e as comunidades tradicionais, tanto no espaço das florestas, quando no urbano. 

E para o dia 15 de maio, o CFESS realizará uma "live" especial às 16h, com o tema "Nosso trabalho em defesa vida e das políticas públicas no campo e na cidade", contando com a contribuição e retransmissão dos Regionais.

Convidamos também as assistentes sociais da Região Centro Sul para participarem da reunião comemorativa ao dia do assistente social através de plataformas online em data a ser divulgada.


deixe seu comentário