Vizinhas pedem que mulher não use shortinhos para evitar constrangimentos entre casais
E-mail foi assinado pelo "Conselho de Mulheres do Edifício" pedindo que ela vestisse "roupas mais adequadas"
Durante esta semana, um caso extremamente inusitado repercutiu nos portais de Brasília e ganhou repercussão nacional. Uma moradora de um edifício recebeu um e-mail de suas vizinhas, que formaram um “Conselho de Mulheres do Edifício” para pedir que a mulher evitasse de usar shortinhos nos espaços públicos de convivência do prédio.
Baixe o aplicativo da ClicRádio e acompanhe os programas ao vivo.
A a técnica de laboratório Najhara Noronha, de 36 anos, concedeu entrevista ao portal G1 e falou sobre o ocorrido. Segundo Najhara, ela fazia uma prova online da faculdade em sua casa, em Brasília, quando foi surpreendida por um e-mail das vizinhas, pedindo para que ela não transitasse nas áreas comuns do prédio com roupas de academia e “shortinhos” para evitar constrangimento entre casais.
A justificativa da mensagem, que continha o título “Solicitação de vestuário apropriado”, foi que as roupas “inadequadas” de Najhara estavam deixando os casais do prédio “constrangidos”.
Confira o texto do e-mail na íntegra:
Email assinado pelo “Conselho de Mulheres do Edifício”. Foto: Reprodução / Reprodução
“O Conselho de Mulheres do Edifício solicita à moradora do apartamento que não transite em áreas comuns com vestes que não seja bermudas ou roupas mais adequadas. Assim como roupas de academia e ‘shortinhos’, fazendo com que casais se sintam constrangidos. Caso precise de auxílio estamos à disposição”
Clique aqui e acompanhe a programação da ClicRádio no seu celular.
Após receber o e-mail, Najhara procurou dois funcionários do prédio, que não souberam informar a origem da mensagem, e nem falar sobre a existência de um “Conselho de Mulheres”.
A moradora então acionou um advogado “para analisar o caso”, e o síndico – que, de acordo ela, até a manhã desta quinta-feira (18) não havia respondido. Ela afirma que mora no prédio há um ano e cinco meses e que pouco usa as áreas de convivência.
“Circulo apenas quando saio pra praticar esporte. A questão de um grupo de mulheres, ou apenas uma mulher, se achar no direito de definir o que eu posso vestir ou não, não há nada que justifique um comportamento desses”, disse ela ao G1.
O caso logo repercutiu na internet e revoltou mulheres de todo o país. Confira algumas opiniões publicadas no Twitter:
“Que tal, ao invés de pedir a mulher pra parar de usar short no condomínio, você pedir para o seu namorado parar de secar as mulheres de shortinho pela janela do apartamento?”, questionou uma.
“Eu ainda ia continuar e desfilaria pelo condomínio com um short mais curto ainda”, opinou outra.
“Realidade: algumas mulheres do condomínio com ciúmes porque os maridos ficam secando a moça quando ela passa de short”, brincou mais uma.