Ulbra Guaíba: Tudo o que você precisa saber sobre o Curso de Psicologia
Para saber se esse é o curso ideal para você, é importante compreender no que consiste a graduação, sua grade curricular e possibilidades de trabalho, para tomar essa decisão estando bem informado a respeito da área

O Curso de Psicologia é a formação escolhida por grande parte dos vestibulandos, uma vez que abre portas para diversos campos de atuação e contribui de muitas maneiras com a qualidade de vida das pessoas. A Coordenadora da Psicologia Ingrid Frank participou do Programa Manhã Show da Clic Rádio na manhã desta quarta-feira (09).
Um dos fatores que pode influenciar na hora de escolher um curso de graduação é a grade curricular da formação. Conhecer algumas das matérias que você terá que estudar ao longo dos semestres é uma maneira de prever se os assuntos tratados no curso em questão são do seu interesse.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Afinal, para obter satisfação profissional futuramente, é importante que a área proporcione boa remuneração e oportunidades de emprego, mas que também seja composta por atividades que dão prazer ao profissional.
Assim, a grade curricular desse curso envolve matérias pertencentes às áreas de Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Biologia.
Trata-se de conhecimentos necessários para que o profissional graduado no Curso de Psicologia esteja apto a trabalhar com questões que envolvem a relação dos indivíduos e a vida em sociedade, mas também os aspectos biológicos que interferem na saúde mental.
Primeiramente, é importante lembrar que essa é uma formação que exige muito estudo e dedicação, principalmente a partir da leitura de materiais escritos por autores influentes na área.
Além disso, a atuação do psicólogo, de modo geral, exige algumas habilidades e competências que podem ser desenvolvidos ao longo da graduação e da carreira do profissional, mas que podem ser convenientes caso já sejam parte da personalidade do estudante.
Tendo em vista a importância do diálogo para o dia a dia da profissão, uma vez que a interação com os pacientes é o que aponta o caminho para diagnósticos e tratamentos, possuir boas habilidades comunicativas pode ser uma vantagem.
Ter a capacidade de ser empático e compreender a perspectiva de outra pessoa é também uma habilidade importante, já que será necessário avaliar a experiência do paciente frente a uma série de situações.
Cabe ao psicólogo escolher qual a perspectiva que irá atuar, trabalhando a partir de diferentes conceitos, métodos e objetivos durante o atendimento com cada cliente.
No entanto, quem ainda não apresenta algum desses traços não precisa se preocupar, já que esse tipo de habilidade é desenvolvido ao longo da formação,
Quem se forma em um Curso de Psicologia pode trabalhar com o que?
Essa é uma formação que proporciona ao estudante uma grande variedade de caminhos a seguir após se formar.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece 13 áreas de atuação e especialização para o profissional formado na área, sendo elas:
- Escolar/Educacional,
- Organizacional e do Trabalho,
- Jurídica,
- Clínica,
- Hospitalar,
- Em Saúde,
- Avaliação Psicológica,
- Social,
- De Tráfego,
- Do Esporte,
- Psicopedagogia,
- Psicomotricidade,
- Neuropsicologia.
O psicólogo escolar propõe intervenções direcionadas aos alunos, professores e funcionários. Sua atuação perpassa a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. Age em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudanças. Desta forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.
Já na área de Psicologia do Trabalho, as atividades do profissional são voltadas para o atendimento em ambientes organizacionais e questões atreladas ao dia a dia desses espaços.
A Psicologia Social também é uma área interessante e que pode proporcionar boas experiências ao psicólogo, estando associada a atividades como a proposição de políticas públicas e ações relacionadas à comunidade em geral, bem como ao engajamento em pautas sociais e às reivindicações propostas por elas.
Além dessas possibilidades que não são tão conhecidas pelos interessados na área, o Curso de Psicologia também prepara profissionais para o atendimento clínico, uma das principais atividades desenvolvidas no ramo.
É nesse tipo de atuação que o psicólogo trabalha diretamente com o paciente, oferecendo um atendimento no qual serão discutidas questões trazidas pelo indivíduo às consultas, procurando melhorar suas relações interpessoais e sua saúde mental de modo geral.
Assista a entrevista completa: