Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-02-01 at 16.56.45
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • 2024 BANNER TOPO CAPA DE SITE DIA DE CAMPO DESKTOP
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)

Advogado do futuro: Ulbra forma profissionais com protagonismo na área do Direito

Universidade tem currículo que desenvolve novas competências exigidas na carreira jurídica


Por Débora Moura Publicado 30/01/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
DESTINATÁRIO (42)

Nos últimos anos, o avanço tecnológico trouxe novas demandas, serviços e atividades para a área jurídica. Neste novo cenário, os escritórios e as organizações passaram a ter novas atividades em um mercado cada vez mais emergente.

Entre as oportunidades mapeadas estão Gestão; Negócios; Inteligência de Dados e Analytics; Regulatório e Relações Institucionais; Compliance; Inovação; Proteção de Dados; Consultivo; Negociação; Contencioso Estratégico; e Outsourcing Jurídico.

Todos esses indicativos demonstram o quanto a área jurídica requer atualização e experiência. Logo, exige uma formação consistente na graduação, como a oferecida pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Em seus cursos de Direito distribuídos nas 12 unidades espalhadas pelo Brasil, a Ulbra proporciona uma aprendizagem com atualização, prática profissional e acesso ao que há de mais inovador na carreira jurídica.

A matriz curricular da universidade busca atender a essas novas competências exigidas dos bachareis em Direito, em especial, as novas relações sociais e o impacto das tecnologias disruptivas no conteúdo, na legislação e na operação jurídica.

Conforme relata o coordenador do curso de Direito da Ulbra Guaíba, Josué Emilio Möller, uma das grandes experiências que os graduandos podem ter é a do Balcão do Consumidor. Esse serviço de atendimento aos consumidores é um convênio estabelecido entre a universidade e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul (Procon RS) desde 2017.

As atividades contribuem para o desenvolvimento de competências e conhecimentos dos estudantes, promovendo práticas e conectando atividades acadêmicas e teóricas de sala de aula em benefício da comunidade e da população.

– Em razão da forte atuação, o Procon RS escolheu a Ulbra para apoiar na prestação de serviços de conciliação digital, que ocorrerão a partir de março deste ano – diz.

Além do Balcão do Consumidor, os estudantes se envolvem com o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da universidade (SAJULBRA), bem como com os laboratórios de Atividades Complementares, Práticas Jurídicas e Estágios, Trabalho de Conclusão de Curso e o de Meios Consensuais de Resolução de Conflitos (Negociação, Conciliação e Mediação).

– Também existem convênios com inúmeros fóruns da Justiça Estadual para a participação dos acadêmicos em audiências reais – complementa o coordenador.

● Confira os testemunhos de egressos de Direito da Ulbra em “Histórias que Inspiram” no YouTube

Em entrevista, o diretor-geral dos cursos de Direito da Rede Ulbra de Educação, Carlos Alberto Zogbi Lontra, contextualiza o quanto a área jurídica tem sido transformadora nos dias atuais. Confira:

Atualmente, como está o mercado de trabalho na área do Direito?

É imenso o número de novos bachareis em Direito, a cada semestre, mas também é muito significativo o leque de novos desafios que se abre constantemente. Hoje, há novas funções requisitadas por organizações jurídicas, como Gestor de Risco, Marketing Jurídico, Arquiteto Jurídico, Legal Designer, Consultor de e-Discovery e Mediador/Conciliador, por exemplo.

Quais são as principais áreas que necessitam dos profissionais?

Há segmentos que precisam de profissionais especializados, principalmente o de tecnologia, e outros como os de saúde, meio ambiente, energia e agronegócio.

Nem todas as áreas mapeadas emergentes são efetivamente novas, mas ganham novas roupagens e demandas por novas competências e habilidades. Já não parece haver qualquer dúvida de que o Direito está em um processo de ressignificação.

Quais são essas novas competências essenciais na advocacia?

Esse movimento leva à necessidade do desenvolvimento de novas competências ou à nova roupagem de algumas já trabalhadas, tais como o aperfeiçoamento no uso de tecnologias, a elevação da consciência e da visão crítica, o desenvolvimento da capacidade de atuação coletiva, a flexibilidade, a visão atualizada e a saudável cultura de propor a composição consensual de controvérsias.

● Tem interesse em ingressar no curso de Direito da Ulbra? Inscreva-se pelo site

Em relação ao advogado do futuro, o que é exigido?

Destaco a relevância, depois da criatividade. Os novos bachareis em Direito deverão utilizar sua energia para a abertura de espaço em áreas menos exploradas. Isso significa analisar as tendências da tecnologia, da economia e das relações sociais.

De que maneira é possível se preparar para ser um advogado de excelência?

Vivemos novos cenários que estão exigindo uma maior capacitação dos operadores do Direito. São cenários de desafios, mas também de muitas oportunidades. Isso obriga a uma constante atualização da matriz curricular do curso de Direito. É o que estamos fazendo na Ulbra neste momento. Além da atualização das metodologias pedagógicas utilizadas, o que já se faz, trabalhando em constante relação teoria-prática, com vivência profissional durante todo o curso, e dando protagonismo ao aluno.


  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • WhatsApp Image 2024-02-01 at 16.56.45
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • 2024 BANNER TOPO CAPA DE SITE DIA DE CAMPO DESKTOP