HOJE NA HISTÓRIA: usina nuclear de Chernobil é desativada
Confira os principais fatos históricos do dia 12 de dezembro
O dia 12 de dezembro é marcado por diversos fatos históricos no Brasil e no mundo. Hoje na História é o um quadro do programa Manhã Show, da Clic Rádio, no ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, através do aplicativo da Clic Rádio, redes sociais e Rádio Farol FM, de Arambaré.
1492
Forte Navidad é construído com os destroços de caravela encalhada de Cristóvão Colombo: Cristóvão Colombo perdeu sua caravela principal, Santa Maria, ao encalhar à meia noite em um banco de areia da ilha La Española, ou Haiti, para os nativos. A perda da Santa Maria aconteceu quando Colombo estava descansando depois de dois dias sem dormir, enquanto o leme estava nas mãos de um marinheiro sem experiência. Com ajuda dos índios, Colombo enviou o que restou da Santa Maria para outra caravela, Nina. Com os restos de Santa Maria foi construído em 12 de dezembro de 1942, o chamado Forte Navidad, para lembrar a data do desastre, para onde transferiram a artilharia da caravela destruída. Nesse lugar ficaram homens, entre eles um cirurgião, um alfaiate, fabricante de tonéis, um carpinteiro, um calafate e um bombardeiro, com provisões para um ano e sementes para plantar. O forte permaneceu sob o comando do oficial Diego de Arana. Em 16 de janeiro de 1493, Colombo iniciou seu regresso à Espanha. Quando retornou ao forte Navidad, durante sua segunda viagem, encontrou apenas a construção destruída e a tropa aniquilada pelos indígenas da ilha.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
1877
Morre José de Alencar, autor de O Guarani e Iracema: no dia 12 de dezembro de 1877 morria, no Rio de Janeiro, o jornalista, político, advogado, cronista, romancista e dramaturgo José Martiniano de Alencar. Nascido em Fortaleza, no dia 1o. de maio de 1829, ele se formou em Direito e deu os seus primeiro passos na literatura nos jornais Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Em 1856, publicou o seu primeiro romance, “Cinco Minutos”. Depois escreveu “A Viuvinha”, em 1857. Porém, foi com seu livro “O Guarani” (1857) que ele ficou conhecido. Todos estes romances foram publicados em jornais e só depois viraram livros. Pouco tempo depois, lançou outras obras que ficaram igualmente conhecidas: “Iracema” (1865) e “Ubirajara” (1874). Produziu ainda “Senhora”(1875), “Encarnação” (1877) e livros regionalistas como “O Gaúcho” (1870) e “O Sertanejo” (1875), além do livro histórico “Guerra dos Mascates” (1873) e peças de teatro.
1897
Fundada a cidade de Belo Horizonte: em um dia como este, no ano de 1897, era fundada Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do Brasil. Ela foi construída onde antes havia um arraial chamado Curral del Rei, surgida com a chegada de um bandeirante, João Leite da Silva Ortiz, por volta de 1701. Com a Proclamação da República, em 1889, os moradores republicanos do local sugeriram a mudança do nome da localidade para Belo Horizonte. Anos depois, com o declínio da capital Ouro Preto, o governo buscou alternativas para instalar uma nova capital. Entre cinco cidades mineiras sugeridas, Belo Horizonte foi a escolhida.
2000
Usina nuclear de Chernobil é desativada: no dia 12 de dezembro de 2000 era desativada a Central Nuclear de Chernobil, localizada na cidade de mesmo nome, na Ucrânia. A usina entrou para a história por conta do grave acidente nuclear ocorrido no dia 26 de abril de 1986. Uma explosão e um incêndio lançaram enormes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalharam por boa parte da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a Europa ocidental. No acidente, morreram 31 pessoas, mas ainda não foi possível estabelecer o número de vítimas por conta das consequências do acidente, que podem provocar câncer e má formações congênitas devido à radiação. Entre a data do acidente até o dia 5 de maio, em torno de 130 mil pessoas foram evacuadas da região em torno da usina.
O portal Hoje na História é utilizado como fonte das informações.