HOJE NA HISTÓRIA: John Lennon é assassinado por um fã
Confira os principais fatos históricos do dia 8 de dezembro
O dia 8 de dezembro é marcado por diversos fatos históricos no Brasil e no mundo. Entre eles, EUA declara guerra ao Império do Japão, participação da Itália na Segunda Guerra Mundial, John Lennon é assassinado por um fã e a Muralha da China é declarada Patrimônio da Humanidade. Hoje na História é o um quadro do programa Manhã Show, da Clic Rádio, no ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, através do aplicativo, redes sociais e Rádio Farol FM, de Arambaré.
1941
EUA declara guerra ao Império do Japão: em um dia como este, no ano de 1941, enquanto a base de Pearl Habor estava em ruínas, chegava ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, uma declaração de guerra contra o Japão. Em seu discurso, ele disse: “ontem, 7 de dezembro de 1941, uma data que viverá na infâmia, os Estados Unidos da América foram deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão. Não importa quanto tempo demore para superar essa invasão premeditada, o povo americano em seu justo poder vencerá até a vitória absoluta.”
Depois de um discurso de 10 minutos, Roosevelt foi aplaudido e, na tarde daquele dia, a declaração de guerra estava assinada. O presidente dos EUA usava uma faixa preta em seu braço para simbolizar o luto pelas vidas perdidas em Pearl Harbor. Depois disso, grupos de defesa norte-americanos foram mobilizados nas duas costas do país. Em Nova York, cidadãos japoneses foram transportados para Ilha Ellis e mantidos em custódia por tempo indeterminado.
1943
Participação da Itália na Segunda Guerra Mundial: a Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado que se estendeu praticamente por todo o mundo entre os anos de 1939 e 1945. Os principais beligerantes foram, de um lado, Alemanha, Itália e Japão, conhecidos como as potências do eixo, e, de outro, as potências aliadas, França, Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética e, com menor participação, a China. Em 1943, Benito Mussolini, ditador fascista da Itália, que já havia iniciado um ataque à Abissínia (Etiópia), firmou um acordo secreto germano-italiano com Hitler que daria lugar ao estabelecimento do Eixo Roma-Berlim. No ano seguinte, a Itália se uniu ao pacto que a Alemanha e Japão haviam firmado em 1936. Ficou conhecido como a tríplice aliança. A Alemanha e a Itália intervieram, em nome do anticomunismo, na guerra civil espanhola iniciada em 1936.
1980
John Lennon é assassinado por um fã: o dia 8 de dezembro de 1980 deixou uma mancha na história da música mundial. Nesta triste data, o ex-Beatle John Lennon foi assassinado por um fã em frente ao seu prédio, o Dakota, em Nova York. O assassino, Mark David Chapman, disparou cinco tiros, dos quais quatro acertaram o músico. Ele foi preso e condenado à prisão perpétua nos EUA. Com o violento episódio, encerrava-se a vida de um talentoso músico e também de um militante da paz. Nascido no dia 9 de outubro de 1940, em Liverpool, na Inglaterra, quando pequeno, Lennon queria ser marinheiro, como o pai, mas tornou-se músico depois de escutar Elvis Presley. Em 1957, formou a banda que seria os Beatles, e, na década de 60, conquistou enorme sucesso cantando e compondo músicas com Paul McCartney. No meio dos anos 60, trabalhou em outros projetos paralelos com a artista de vanguarda japonesa Yoko Ono, com quem se casou em 1969. No mesmo ano, ele também deixou os Beatles. O ativismo político dos dois ficou muito evidente no início do trabalho solo de Lennon, incluindo “Imagine”, e isso atraiu a atenção do governo dos Estados Unidos, que pretendia deportar os dois. Depois de 1975, Lennon deixou a vida pública e, com Yoko, retornou com o álbum “Double Fantasy”, pouco antes de ser assassinado.
1987
A Muralha da China é declarada Patrimônio da Humanidade: essa gigantesca fortaleza, que levou aproximadamente dois mil anos para ser construída e que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no dia 8 de dezembro de 1987, foi edificada por ordem do Imperador Qin, no século III a.C., durante a dinastia de mesmo nome, para defender seu reino contra os ataques de nômades xiongnu da Mongólia e Manchúria. Através dos séculos, os exércitos se alojaram ao longo da muralha para evitar invasões e fornecer uma primeira linha de defesa. Seu propósito era, principalmente, evitar que ladrões roubassem as propriedades e fugissem do país montados em cavalos velozes. A época na qual houve o maior impulso à realização da muralha foi no período da dinastia Ming (1368 a 1644). A última parte da construção data do século XVII.
O portal Hoje na História é utilizado como fonte das informações.