HOJE NA HISTÓRIA: escritora Clarice Lispector morre em 1977
Confira os principais fatos históricos do dia 9 de dezembro
O dia 9 de dezembro é marcado por diversos fatos históricos no Brasil e no mundo. Hoje na História é o um quadro do programa Manhã Show, da Clic Rádio, no ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, através do aplicativo da Clic Rádio, redes sociais e Rádio Farol FM, de Arambaré.
1949
China nacionalista transferiu sua capital para Taiwan: após o final da Guerra Civil Chinesa em 1949, foi proclamada a República Popular da China, em Pequim, e seu regime, dominado pelo Partido Nacionalista Chinês ou Kuomintang, encontrou refúgio na ilha de Taiwan, única parte do território chinês que não ficaria sob o controle do novo poder chinês e onde se mantém até os dias de hoje. Depois de 1949, a República da China continuou exigindo sua condição de Governo legítimo de todo o país, conservando o reconhecimento diplomático como tal por parte de um grande número de nações até 1970, quando a maior parte do mundo, inclusive as Nações Unidas e os Estados Unidos, passaram a reconhecer o governo chinês. Devido ao conflito ideológico entre os regimes asiáticos, durante a época da Guerra Fria, utilizaram-se com frequência os nomes China Nacionalista e China Popular.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
1965
Bola de fogo no céu é vista por milhares no chamado Incidente Kecksburg: no dia 9 de dezembro de 1965, uma imensa bola de fogo foi vista por milhares de pessoas em pelo menos seis estados norte-americanos e em Ontario, no Canadá. O chamado Incidente Kecksburg (uma cidade da Pensilvânia), foi um objeto não identificado que, supostamente, riscou os céus dos dois países e largou restos de metal quente sobre Michigan e o norte de Ohio. A bola de fogo provocou incêndios e explosões sônicas na área metropolitana de Pittsburgh. Inicialmente, foi divulgado que se tratava de um meteoro, porém, autoridades apresentaram outras respostas, afirmando que foi um acidente de avião, teste de míssil ou pedaços de um satélite que reentrou na órbita da Terra.
No entanto, testemunhas oculares, na pequena Kecksburg, que fica a 30 quilômetros ao sudeste de Pittsburgh, alegaram que avistaram algo caindo na floresta. Algumas pessoas relataram a descoberta de um objeto em forma de uma bolota, do tamanho de um Fusca. Alguns afirmam que o objeto teria caracteres que se assemelham com hieróglifos egípcios.
A área da queda do objeto foi vasculhada pelo exército americano, mas nada foi encontrado, de acordo com notícias divulgadas pelos jornais na época. Contudo, até os dias de hoje, o incidente é alvo de controvérsia e há especulações que vão desde a queda de um meteoro até uma nave alienígena ou detritos de Cosmos 96, uma sonda espacial soviética que deveria viajar até Vênus, mas que nunca deixou a atmosfera.
1977
Morre a escritora Clarice Lispector: no dia 9 de dezembro de 1977, o Brasil perdia uma das suas maiores escritoras: Clarice Lispector. Aos 52 anos, ela foi vítima de um câncer após mais de um mês hospitalizada, no Rio de Janeiro. Nascida na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, ela veio ao Brasil ainda bebê. Seu último livro, “A Hora da Estrela”, foi publicado em outubro, quando já estava doente. Outros de seus livros conhecidos são “A Maçã no Escuro” e “Laços de Família”. Formada em Direito, nunca seguiu a profissão. Preferiu trabalhar como jornalista no Jornal do Brasil, na década de 1970. Depois, também escreveu no Correio da Manhã e Diário da Noite. Clarice começou a escrever cedo. Aos 19 anos publicou o seu primeiro livro “Perto do Coração Selvagem”, em 1944. Dois anos depois lançou “O Lustre”. Em 1964, publicou “A Legião Estrangeira”, uma coletânea de contos, e o romance “A Paixão segundo G.H”. Em 1973, mais um livro “Água Viva”, que foi um sucesso de público.Com estilo único, suas histórias eram dramáticas, por vezes, trágicas. Clarisse influenciou praticamente todas as escritoras que a sucederam. Em sua narrativa, coexistiam de forma harmoniosa conceitos metafísicos, seres e fatos corriqueiros do cotidiano.
1996
Príncipe Charles e princesa Diana se divorciam: no dia 9 de dezembro de 1996 o casamento entre o príncipe Charles a a princesa de Gales, Diana, chegou oficialmente ao fim. O término da união de 11 anos foi anunciado pelo primeiro-ministro britânico, John Major, em comunicado solene ao parlamento. O fato foi considerado de tal importância, que Major cancelou uma reunião com o presidente da Comissão Europeia Jacques Delors para comparecer à Câmara dos Comuns e ler a mensagem do Palácio de Buckingham. A separação aconteceu de maneira amigável: O príncipe e a princesa não têm planos de se divorciar, anunciou Major. A separação não afetaria de forma alguma a linha de sucessão ao trono. Na época, seus filhos, William e Harry, tinham 10 e oito anos, respectivamente. A separação do casal real foi anunciada depois de uma série de crises conjugais e revelações de conversas telefônicas pela imprensa sensacionalista. No caso que ficou conhecido como Dianagate, uma série de gravações indicavam que a princesa viva um inferno conjugal. Por outro lado, Charles teve suas conversas com uma antiga amante, Camilla Parker Bowles, reveladas ao público. O último indício de que as coisas não andavam bem ocorreu durante o aniversário de Charles, no dia 14 de novembro. Enquanto ele comemorou o aniversário sozinho, Diana sorria ao lado de Paul McCartney durante uma apresentação do ex-Beatle.
O portal Hoje na História é utilizado como fonte das informações.