HOJE NA HISTÓRIA: arqueólogos entram na tumba do faraó Tutancâmon em 1922
Confira os principais fatos históricos do dia 26 de novembro
O dia 26 de novembro é marcado por diversos fatos históricos no Brasil e no mundo. Entre eles, a publicação de Alice no País das Maravilhas, a entrada de arqueólogos na tumba de Tutancâmon e a primeira ida do robô Curiosity para Marte. Hoje na História é o um quadro do programa Manhã Show, da Clic Rádio, no ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, através do aplicativo, redes sociais e Rádio Farol FM, de Arambaré.
1865
Alice no País das Maravilhas é publicado: as aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra de literatura infantil reconhecida mundialmente e criada pelo matemático, sacerdote anglicano e escritor britânico Charles Lutwidge Dodgson, sob o mais conhecido pseudônimo de Lewis Carroll. O conto está cheio de alusões satíricas aos amigos de Dodgson, à educação inglesa e aos temas políticos da época. A obra foi publicada no dia 26 de novembro de 1865. O país das maravilhas que se descreve na história é fundamentalmente criado através de jogos com a lógica, de uma forma tão especial, que a obra chegou a ter popularidade nos mais variados ambientes de todo o mundo, desde crianças ou matemáticos até viciados em drogas psicodélicas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
1922
Arqueólogos entram na tumba do faraó Tutancâmon: os arqueólogos britânicos Howard Carter e Lord Carnarvon se tornaram as primeiras almas a entrar na tumba do rei Tutancâmon em mais de 3.000 anos, em um dia como este, no ano de 1922, no Vale dos Reis do Egito. As câmaras funerárias seladas de Tutancâmon estavam intactas e, no mesmo local, foram encontrados vários objetos de valor inestimável, incluindo um caixão de ouro contendo a múmia do rei adolescente, que morreu quanto tinha 18 anos. Tutancâmon foi coroado em 1333 a.C. quando era uma criança. Ele teria morrido uma década depois, supostamente, por causa de um acidente fatal com uma carruagem.
Após a Primeira Guerra Mundial, Carter começou uma busca intensa pela tumba de Tutancâmon. Em 4 de novembro de 1922, ele descobriu um caminho que levava para a entrada da tumba. Em 23 de novembro, ele e sua equipe quebraram a porta de tijolos de barro, revelando a passagem que levava ao túmulo de Tutancâmon. Há evidências de que ladrões poderiam ter invadido o local, em algum momento, e os arqueólogos temiam que teriam, na verdade, descoberto uma tumba saqueada. No entanto, em 26 de novembro, eles quebraram outra porta e se depararam com uma das mais fascinantes descobertas arqueológicas da história recente. No chão, o pó ainda estava marcado com as pegadas das últimas pessoas que estiveram ali, há 3 mil anos. A partir deste momento, teve início um gigantesco processo de escavação, que levou anos. A maioria dos tesouros ali resgatados estão no Museu do Cairo.
1993
Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro: ator, cantor e compositor brasileiro, Grande Otelo morreu no dia 26 de novembro de 1993, vítima de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes. Nascido no dia 18 de outubro de 1915, Grande Otelo é natural de Uberlândia (MG) e seu verdadeiro nome era Sebastião Bernardes de Souza Prata. O apelido Grande Otelo veio em 1932, quando entrou para a Companhia Jardel Jércolis, pioneira no teatro de revista. Durante a carreira, fez inúmeros filmes, entre eles as famosas comédias ao lado do cômico Oscarito, nas décadas de 1940 e 1950. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a versão cinematográfica do livro Macunaíma (1969), baseado na obra de Mário de Andrade. A cena do nascimento de Macunaíma, interpretado por Grande Otelo, é inesquecível. Apesar do sua característica cômica como ator, a vida real de Grande Otelo foi cheia de tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e sua mãe era alcoólatra. Quando já tinha conquistado o sucesso, sua esposa se matou, após envenenar o filho de seis anos, que era enteado do ator. Na infância, Grande Otelo foi parar no juizado de menores, onde foi adotado pela família do político Antônio de Queiroz. No cinema, teve como pontos altos da carreira a participação no filme It s All True (1942), de Orson Welles. Filmou também Fitzcarraldo (1982) com o diretor Werner Herzog, na floresta amazônica. A partir dos anos 60, trabalhou na TV Globo, onde atuou em novelas e também na Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 90. Seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes da sua morte.
2011
Robô Curiosity começa sua viagem para Marte: um dos mais avançados equipamentos de exploração espacial era lançado a Marte em um dia como este, no ano de 2011, do Cabo Canaveral, nos EUA. A Nasa lançou o Mars Science Laboratory (MSL), uma sonda espacial, que transportava no seu interior o veículo explorador chamado de Curiosity. Este robô é semelhante aos veículos Spirit e Opportunity. O pouso na superfície de Marte, na cratera Gale, ocorreu em 6 de agosto de 2012. Desde então, o Curiosity já enviou milhares de imagens e também coletou dados sobre o clima, atmosfera e a formação do Planeta Vermelho.
O portal Hoje na História é utilizado como fonte das informações.