Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Piloto morre e outro fica ferido em colisão de aeronaves em Portugal

Segundo a Força Aérea, a vítima fatal é um piloto de nacionalidade espanhola


Por Pablo Bierhals Publicado 03/06/2024
Ouvir: 00:00
Piloto Morre e Outro fica ferido em colisão de aeronaves em Portugal
Foto: Divulgação/Reprodução

Um trágico acidente marcou o Beja Air Show, evento realizado no Aeroporto de Beja, no sul de Portugal neste domingo (2). Uma colisão entre duas aeronaves durante a exibição aérea resultou na morte de um piloto e ferimentos em outro, conforme comunicado pela Força Aérea Portuguesa. O acidente ocorreu pouco após as 16h (12h em Brasília), envolvendo seis aviões que participavam do show aéreo.

Segundo a Força Aérea, a vítima fatal é um piloto de nacionalidade espanhola. Uma porta-voz da corporação confirmou que o falecido era o piloto da aeronave. O outro piloto, de nacionalidade portuguesa, sofreu ferimentos leves e foi prontamente atendido antes de ser transferido para o Hospital de Beja, cidade com cerca de 25.000 habitantes.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Os seis aviões envolvidos na exibição pertenciam à patrulha acrobática ‘Yak Stars’, composta por pilotos espanhóis e portugueses. As aeronaves que colidiram eram do modelo soviético Yakovlev Yak-52. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento da colisão, quando os aviões realizavam acrobacias a dezenas de metros do solo. Uma das aeronaves se chocou com outra e caiu, envolta em uma nuvem de fumaça, deixando o perímetro da base aérea. A segunda aeronave conseguiu aterrissar na pista do aeroporto.

De acordo com informações do site oficial do Beja Air Show, a patrulha ‘Yak Stars’ estava entre os 30 grupos acrobáticos aéreos de vários países europeus que participavam do evento, descrito como a maior equipe acrobática civil do sul da Europa. O evento, que começou no sábado (1), foi interrompido imediatamente após o acidente.