Sobe para 29 o número de óbitos confirmados durante temporais que atingem o RS
Números são da atualização mais recente da Defesa Civil; 60 pessoas estão desaparecidas

O Rio Grande do Sul já registra oficialmente 29 mortes devido à chuva dos últimos dias. No último boletim divulgado, às 18h desta quinta-feira (2), 36 pessoas ficaram feridas e 60 estão desaparecidas. Ao todo são 154 municípios atingidos. As chuvas iniciaram na segunda-feira (29) e seguem ao longo da semana.
Uma barragem localizada no Rio das Antas, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, rompeu na tarde de quinta afetando ainda mais os municípios da Serra e Vale do Taquari. Na Região Metropolitana, o Guaíba já registra mais de 4,20 metros no Cais Mauá e, segundo especialistas, pode ultrapassar a marca histórica de 4,76 registrada em 1941. Neste momento, já é a segunda maior cheia registrada.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na Costa Doce, há alerta para possível cheia da Lagoa dos Patos devido a elevação do nível do Guaíba e dos rios que desaguam. Em Cristal, o Rio Camaquã estabilizou em 7,48 metros acima do normal e cerca de 40 famílias precisaram sais de casa e procurar abrigo em parentes ou local fornecido pela Prefeitura Municipal.
Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h:
Boletim das 18h de quinta-feira (2):
- Municípios afetados: 154
- Pessoas em abrigos: 4.645
- Desalojados: 10.242
- Afetados: 71.306
- Feridos: 36
Desaparecidos: 60
- Candelária (8)
- Encantado (6)
- Itaara (3)
- Lajeado (5)
- Passa Sete (1)
- Pouso Novo (1)
- Roca Sales (10)
- Santa Cruz do Sul (1)
- São Vendelino (2)
- Sinimbu (1)
- Marques de Souza (13)
- Montenegro (1)
- Teutônia (3)
- Três Coroas (3)
- Travesseiro (2)
Óbitos: 29
- Canela (2)
- Candelária (1)
- Caxias do Sul (1)
- Bento Gonçalves (1)
- Boa Vista do Sul (2)
- Paverama (2)
- Pantano Grande (1)
- Putinga (1)
- Gramado (4)
- Itaara (1)
- Encantado (1)
- Salvador do Sul (2)
- Serafina Corrêa (2)
- Segredo (1)
- Santa Maria (2)
- Santa Cruz do Sul (2)
- São João do Polêsine (1)
- Silveira Martins (1)
- Vera Cruz (1)
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.