Servidora que fingiu vacinar idosa contra Covid-19 é afastada
Vídeo mostra profissional da saúde aplicando a agulha no braço de idosa de 97 anos, sem introduzir o líquido; assista
O sonho de ser imunizado com a vacina contra Covid-19 finalmente chegou para uma idosa de 97 anos residente em Maceió. A senhora ficou em isolamento durante 10 meses, de acordo com a família e no dia 28 de janeiro foi levada para ser vacinada.
A alegria de ter sido vacinada logo foi interrompida. Isso porque a família percebeu que a profissional da saúde responsável por aplicar a vacina na idosa, não havia inserido o líquido imunizante, apenas colocando a agulha e tirando. Confira:
A servidora foi afastada do trabalho depois que a família procurou esclarecimentos e exigiu que a idosa fosse imunizada de verdade. A neta da idosa, Andréa Lira Maranhão, comentou que só perceberam a falsa imunização depois de assistirem ao vídeo que a cuidadora da idosa fez para comemorar o momento.
Andréa comentou que a coordenadora da equipe de saúde do local em que a vó “foi vacinada”, reconheceu o “erro” e ela mesma aplicou a vacina na idosa. Além disso, a advogada da família ressaltou a seriedade do caso, comentando que a idosa acreditando que estava segura, imunizada, poderia falecer.
A neta da idosa comentou que divulgou a situação por preocupação e cuidado com os demais idosos. Ela aconselhou que as famílias acompanhem seus idosos na hora da imunização, afinal as pessoas podem acreditar que estão protegidas e contraírem o vírus.
A Prefeitura de Maceió emitiu uma nota se pronunciando sobre o caso. “Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa”, diz o texto.
Além disso, a prefeitura informou o afastamento da profissional e a abertura de um processo administrativo. O Ministério Público do estado também foi acionado para investigar o caso.
“A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19”, finalizou a nota.
Leia, abaixo, a íntegra da nota da prefeitura de Maceió:
“A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19”.