Sem carne ou sem Heineken? Propaganda de cervejaria vira alvo de críticas nas redes sociais
Heineken fez uma publicação no “Dia Mundial Sem Carne”, celebrado no sábado (20) e pecuaristas reagiram criando a campanha “Churrasco sem Heineken”
O “Dia Mundial Sem Carne” foi criado nos Estados Unidos em 1985 e é celebrada nos dias 20 de março. No último sábado (20), uma cervejaria aproveitou a data para fazer uma postagem celebrando o dia e convidando os apreciadores de suas cervejas a “comer e beber mais verde”.
A publicação no Instagram da Heineken acabou gerando repercussão negativa entre os representantes do agronegócio, principalmente entre os pecuaristas. “Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais é a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”, dizia a publicação da cervejaria.
Em resposta ao post, a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) sugeriu a adesão a uma campanha de reação chamada de “Churrasco sem Heineken”. Em nota, a ACNMT comentou que a campanha “demonstra desrespeito e desconsideração à pecuária brasileira que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo”.
A marca sentiu o peso da repercussão negativa e no domingo (21), fez uma nova publicação afirmando respeitar o gosto de todos. “Para não restarem dúvidas, além de água, malte e lúpulo, sabe qual nosso ingrediente secreto? O respeito por todos os gostos”, dizia a publicação.
Porém a publicação não resolveu a impressão que a marca deixou ao setor e gerou uma nova leva de comentários negativos. Ao sugerir a diminuição do consumo de carne, a Heineken atinge toda a cadeia agropecuária, da qual também faz parte. A cerveja é um produto obtido a partir de matérias-primas oriundas do campo, como a cevada e o lúpulo.