Funcionários do HNSA fabricam equipamento que salva muitas vida durante a pandemia
Álvaro Hubner e Augusto Fagundes construíram aparelho que custa cerca de R$50 mil, reutilizando ventiladores e peças da engenharia clínica que não estavam sendo utilizados no hospital

Colaboradores do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã desenvolveram um aparelho que colaborou para salvar muitas vidas durante a pandemia de Covid-19. O sistema de alto fluxo de oxigênio foi reproduzido por Álvaro Hubner e Augusto Fagundes.
O aparelho foi reproduzido através de alguns estudos, análise de imagens e vídeos de um aparelho que já existe no mercado, a cânula nasal de alto fluxo (CNAF), que custa aproximadamente R$50 mil se comprado. Eles utilizaram materiais que o HNSA já tinha para desenvolver o aparelho.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O aparelho oferece alto fluxo de oxigênio, produzindo até 60 litros de oxigênio por minuto, com uma fração inspirada de 100% de oxigênio. O aparelho foi produzido a partir de ventiladores e peças da engenharia clínica que não estavam sendo utilizados no hospital.
De acordo com Álvaro, o aparelho foi de grande utilidade durante o pico de atendimentos de pacientes com Covid, pois colaborou para reverter o quadro de insuficiência respiratória, evitando uma intubação. Também ajudou nos momentos em que os pacientes precisavam aguardar por leitos de UTI, dando tempo para aguardar o atendimento no HNSA ou ser encaminhado para outras cidades.
A cada 10 pacientes que utilizaram o recurso, 6 não evoluíram para intubação. Confira a reportagem completa do repórter Igor Garcia: