Decreto modifica a obrigatoriedade de máscaras em Camaquã
Medida foi tomada em conjunto e vale para todos os municípios da região da Costa Doce


A obrigatoriedade de máscaras em Camaquã em locais fechados públicos e privados foi extinta, a partir desta segunda-feira (21), com a publicação do Decreto 25.289. A decisão de retirar a obrigatoriedade do uso em locais fechados foi tomada em conjunto com os demais municípios da região da Costa Doce, durante reunião ocorrida na última sexta-feira (18).
- Uso de máscaras deixa de ser obrigatório nos municípios da região de Camaquã
- “De certa forma, estamos retomando as nossas vidas”, afirma vereador sobre desobrigação do uso de máscaras
- Saiba quem deve continuar usando máscaras de proteção contra a Covid-19
Foram levados em consideração o cenário epidemiológico no município – vacinação, internação e transmissão. Camaquã já alcançou 98,6% da população adulta e 78,9 da população geral com esquema vacinal completo, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A Região COVID 09, a qual o município pertence, apresenta taxa de ocupação de UTI de 16,7%, a menor taxa de ocupação no Estado, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. Na última semana, a prefeitura já havia flexibilizado o uso de máscaras em espaços abertos.
As exceções são o transporte coletivo público e privado, estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde públicos e privados, farmácias e drogarias e instituições de longa permanência para idosos, onde segue obrigatória a proteção. Nos serviços de buffet em restaurantes e similares o uso segue obrigatório apenas ao se servir.
O prefeito Ivo de Lima Ferreira salientou que o município só conseguiu alcançar estes números de vacinação porque tem tomado todas as medidas em relação à covid19 com muita responsabilidade e sempre seguindo as orientações sanitárias.
“É importante que a população compreenda que a pandemia ainda não terminou e que é necessário que continuem se cuidando e se vacinando”, afirmou Ivo.
Como fica a obrigatoriedade de máscaras em Camaquã
Uso obrigatório de máscara:
- Transporte coletivo: ônibus, lotações e ônibus fretados;
- Estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde: hospitais, postos de saúde, clínicas médicas, laboratórios e consultórios;
- Farmácias e drogarias.
Uso recomendado de máscara:
- Pessoas com fatores de risco, como aquelas em tratamento de câncer, doenças crônicas, entre outras.
A Prefeitura de Camaquã reforça que a população deve completar o ciclo vacinal, a fim de reforçar a imunização contra o coronavírus.
O prefeito participou do programa Controle Geral do último sábado (19) e falou sobre o assunto. Assista: