Ruas de Camaquã recebem sanitização contra a Covid-19
A sanitização foi realizada em pontos estratégicos do município neste final de semana
Durante este final de semana, equipes da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, realizaram a sanitização de pontos estratégicos na cidade de Camaquã. A ação tem o objetivo de evitar a proliferação do Covid-19, na cidade.
Este trabalho é realizado através da parceria do Executivo Municipal com empresários locais e agricultores, que disponibilizaram equipamentos para somar nesta ação de prevenção. A sanitização foi realizada em pontos estratégicos do município com o trabalho de máquinas pesadas.
Primeiro Caso
Na tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Camaquã convocou nova coletiva de imprensa. O prefeito Ivo de Lima Ferreira confirmou o primeiro caso de Coronavírus em Camaquã. Na coletiva, estiveram presentes também o secretário de Saúde, Fabiano Martins, o Procurador Chefe do Município, Fabiano Ribeiro e o coordenador do Centro de Vigilância em Saúde, Luciano Pereira Dias.
Segundo o secretário da Saúde, o paciente é um homem de 58 anos, que realizou o teste no Hospital Ernesto Dorneles. Ele realizou o exame no começo de abril, em Porto Alegre, e nesta semana teve alta hospitalar, tendo em vista que seu estado de saúde não se agravou. O paciente realiza tratamento na área da oncologia. Após o teste, ele ficou internado por 14 dias, completamente isolado.
Leia também: Camaquã passa a ter uso obrigatório de máscara de proteção
Ainda segundo o secretário, toda a família do paciente passou por período de observação e não apresentou nenhum sintoma de Covid-19. Os presentes demonstraram preocupação com a prevenção à doença e destacaram a importância dos cuidados básicos (leia abaixo) com higiene pessoal, uso de máscaras e o isolamento social. O coordenador da Vigilância, Luciano Pereira Dias, afirmou que é importante evitar a aglomeração para que a doença não seja disseminada e que caso hajam novos casos, o sistema de saúde de Camaquã tenha condições de atender a todos.
O prefeito ainda trouxe número positivos sobre a situação da doença. Foram 36 coletas realizadas em Camaquã e todas elas tiveram diagnóstico negativo para Covid-19. O paciente que teve diagnóstico positivo não realizou o exame em Camaquã.
Questionado pela jornalista Renata Ulguim quanto à aplicação de multas e fechamento de estabelecimentos, Ferreira foi enfático: “Não é isso que nós queremos. Mas se precisar mexer no bolso, não vamos mexer”, com relação à aplicação de multas e punições. Ele destacou a importância da colaboração de todos e afirmou que a Prefeitura preza, em primeiro lugar, pela vida dos camaquenses. Segundo ele, a oposição segue sendo contrária às medidas anunciadas pelo Governo mas isso não irá alterar a forma com que a Prefeitura lida com a crise.
Assista a coletiva completa:
Prevenção
Atualmente, não há uma vacina para prevenir o coronavírus (COVID-19). Para se proteger e evitar a propagação da doença:.
O que fazer:
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença
O que não fazer:
Tocar os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas