Rio Grande do Sul deve ter tempo instável no fim de ano
Interação entre ar quente e sistema frontal aumenta possibilidade de chuva
A semana de muito calor e abafamento que antecedeu o Natal no Rio Grande do Sul deve persistir nos próximos dias, mas acompanhada de precipitação. A MetSul Meteorologia reiterou, nesta sexta-feira, o aviso sobre frequente instabilidade no fim de ano e reforça o alerta para mudanças atmosféricas a partir de hoje. Apesar de momentos com muito sol e temperaturas escaldantes, são previstos períodos de chuva com alto risco de temporal.
De acordo com a MetSul, uma massa de alta temperatura atua sobre o Rio Grande do Sul e deve se reforçar ainda mais entre os dias 25 e 26 de dezembro. O ar quente passa a ser úmido e, portanto, mais instável, o que cria condições para a formação de nuvens carregadas localizadas com o potencial de gerar chuva forte a intensa de curta duração que pode trazer alagamentos e ainda temporais isolados em que não se pode descartar vento forte e granizo, sobretudo da tarde para a noite. As marcas muito altas nas primeiras horas da manhã e no começo da tarde devem agravar o risco de tempo instável.
O cenário de sol e muito calor seguido de chuva e temporais é válido principalmente para esta sexta, domingo e segunda. No sábado, a interação entre o ar quente e um sistema frontal vai trazer chance de chuva a qualquer hora do dia em várias localidades e que não se afasta possa ser localmente forte e com temporal.
A previsão do tempo para a próxima semana, que antecede a chegada do Ano Novo, mostra a atuação de áreas de baixa pressão e de frente fria, que deixarão o tempo com mais nuvens e períodos de chuva, que podem ser fortes. O risco de temporal não está descartado e, mesmo com maior nebulosidade, os dias seguirão abafados e desconfortáveis.