Relatório sugere obras em áreas afetadas pelas chuvas em Gramado
Monitoramento permanente da região é outra sugestão do estudo
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou um relatório com uma série de medidas para reduzir os problemas causados por deslizamentos e movimentação de solo nos períodos chuvosos no município de Gramado, na Serra Gaúcha. A região registrou grandes volumes de chuva em novembro.
O Relatório de Avaliação Técnica Pós-Desastres de Gramado, preparado a partir de um estudo solicitado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gramado, sugere medidas como o monitoramento permanente de áreas afetadas, obras estruturantes e estudos complementares para orientar o planejamento urbano.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
As sugestões têm por objetivo reduzir o impacto de eventos geológicos, evitar que os casos evoluam e prevenir novas ocorrências. O coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial do SGB, Júlio Cesar Lana, explica que o monitoramento é fundamental para avaliar se as rachaduras seguem evoluindo.
Além disso, ele acrescenta ser necessário um trabalho de orientação da população local. Mais de 40 mil pessoas vivem na região. Além de informá-las sobre a possibilidade de ocorrência desses fenômenos, é necessário um trabalho de instrução sobre o que fazer para identificar sinais e indícios de alerta em períodos chuvosos.