Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

14 de fevereiro de 2025
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Design sem nome (38)
  • esporte banner desktop ok
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome (77)
  • Design sem nome (75)

Regulamentação do cigarro eletrônico é discutido pela Anvisa nesta sexta

A fabricação e a comercialização do aparelho é proibida desde 2009 no Brasil


Por João Victor Fagundes Publicado 19/04/2024
Ouvir: 00:00
cigarroelet
Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute a regulamentação do cigarro eletrônico no território nacional. Desde 2009, uma decisão da Agência proíbe a fabricação, comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape.

Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape ou pod. Embora a comercialização no Brasil seja proibida, eles podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, foi registrado um surto de doença pulmonar em usuários de cigarros eletrônicos. Apenas nos Estados Unidos, foram notificados quase 3 mil casos e 68 mortes confirmadas. 

Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke, que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.

*informações fornecidas pela Agência Brasil de notícias

  • Design sem nome (75)
  • esporte banner desktop ok
  • Design sem nome (38)
  • Design sem nome (77)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • CLIQUE AQUI (1)