Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111

São Lourenço do Sul tem grande público em seu Carnaval

Primeira noite do carnaval teve grande público neste sábado


Por Redação Clic Camaquã Publicado 02/03/2014
Ouvir: 00:00
Na noite de sábado (01) a passarela do samba foi tomada pela animação e irreverência, abrindo a Folia de Momo em São Lourenço do Sul. A primeira noite do Carnaval “mais quente da Costa Doce” foi marcada pela participação popular, com o desfile dos blocos e carros humorísticos e um trio elétrico que agitou os foliões.

A festa teve início com a abertura oficial, com o desfile da Corte do Carnaval 2014, formada pela Rainha Ednara Ferreira, o Rei Momo Michel Nunes, a 1ª Princesa Taís Mendes Alves, e a 2ª Princesa Saloana Medina Rodrigues. Em frente ao palanque oficial, o prefeito Daniel Raupp, o vice-prefeito Gilmar Lüdtke e o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro entregaram as chaves da cidade para o Reinado de Momo.

Na ocasião, Raupp salientou a posição de destaque do Carnaval lourenciano, que hoje é referência no estado. “É registrada a maturidade do nosso Carnaval. Isso é resultado de muito planejamento, de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos para a qualificação, desde as arquibancadas, camarotes, o palco, som, luz e toda a ornamentação da passarela. É um trabalho que envolve diversas secretarias” –  afirma. Segundo Raupp, o Carnaval traz excelentes resultados econômicos para o município. 

O prefeito também destaca o espírito da festa, um Carnaval participativo e que celebra a vida. “Espero que a gente consiga fazer o nosso Carnaval crescer, mas ao mesmo tempo não percamos essa característica, de Carnaval de cidade do interior, onde as pessoas podem colocar cedo suas cadeiras ao redor da passarela do samba” – afirma. 

Pinheiro destacou o trabalho incansável da equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio para proporcionar um Carnaval festivo e com segurança aos lourencianos e turistas. Para o secretário, a primeira noite de folia foi satisfatória, com uma expressiva participação da comunidade e sem nenhum imprevisto. 

Após a abertura oficial, oito blocos festejaram na passarela do samba: “Conviver”, “Bloco da Saúde”, “Arrastão das Bruxas”, “DeSKOLtrolados”, “Ai Se Eu Te Pego”, “Arrastão”, “Vira Lata” e “Esquenta”. O trio elétrico acompanhou os blocos sem bateria.

Uma das principais atrações do Carnaval “mais quente da Costa Doce”, os carros humorísticos nas categorias tração, automotor e livre encerraram a primeira noite de desfiles. As bicicletas “Fanáticos” e “Brazucas” desfilaram na categoria livre. Na categoria tração, 13 carros desfilaram: “Hot Dog Felix e Márcia”, “Tragos e Tragédias”, “Academia do Copo”, “Galinha Pintudinha”, “Trio Elétrico DNA”, “As Princesinhas do Super Mário”, “Beer Fest”, “Mädchenverrücktfest: A Folia das Fridas”, “As Marias Salva-Vidas”, “Escuna Bucaneiro”, “Fitness do Trago”, “A Revolta dos Bambus” e “Dick Vigarista e Sua Turma”. Na categoria automotor, desfilaram os carros: “Vai Que Cola”, “Aladim e a Lâmpada Mágica”, “Tudo Junto e Misturado – O  Retorno”, “A Galinha Pintadinha em Tour por São Lourenço do Sul”, “A Dor da Vida” e “Tinker Bell”. 

Os carros humorísticos foram avaliados pelos jurados: Silvestre Klering, no quesito “respeito a ecologia e aos símbolos nacionais”; Arthur Martinez, no quesito “criatividade”; Nóris Teixeira, no quesito “ornamentação”; Joel Santana, no quesito “animação”; e Caio Tchewig, o Alemão Pão com Schimia, no quesito “humor”. Os carros humorísticos desfilam na praia na tarde de domingo (02), a  partir das 16 horas.

A primeira noite do Carnaval lourenciano encerrou com o trio elétrico acompanhado por uma multidão de foliões. Na noite de sexta-feira (28), foi realizado um ensaio geral com o Bloco Arrastão para testar a estrutura e sonorização da passarela do samba.
  
Programação

 
Na segunda noite de folia, no domingo (02), o luxo das fantasias das rainhas e duquesinhas dos clubes sociais e das escolas de samba são as atrações do Carnaval “mais quente da Costa Doce”. A festa tem início com a abertura com a Corte do Carnaval, a partir das 21h30min.  

Em seguida, as rainhas e duquesinhas do Esporte Clube São Lourenço, Iate Clube, Grêmio Esportivo Lourenciano e Clube Comercial se apresentam na passarela do samba. 

Conheça as das rainhas e duquesinhas dos clubes sociais:

– Rainha do Esporte Clube São Lourenço: Amanda Ziebell Salgado;
– Duquesinha do Esporte Clube São Lourenço: Mariana Peglow Voss;
– Rainha do Grêmio Esportivo Lourenciano: Taís Oliveira da Silva;
– Duquesinha do Grêmio Esportivo Lourenciano: Alice Crespo da Silva;
– Rainha do Iate Clube: Amanda Peske;
– Duquesinha do Iate Clube: Manuela Ribeiro Carneiro da Rosa;
– Rainha do Clube Comercial: Tylara Roveré Soares.

O desfile das escolas de samba XV de Novembro, Estação Primeira do Cruzeiro e Unidos da Lomba encerram a festa. A apuração dos resultados das escolas será realizado na tarde de terça-feira (04), a partir das 14h30min, na passarela do samba.

Conheça os samba-enredos das escolas de samba:
– Escola de Samba XV de Novembro: “Orixás: forças da natureza, ecos do sagrado”;
– Escola de Samba Estação Primeira do Cruzeiro: “Sou Maria, e trago outras Marias pro meu Carnaval”;
– Escola de Samba Unidos da Lomba: “Unidos da Lomba honrosamente apresenta: São Lourenço do Sul, terra de diversidades”
 
Confira a programação completa do Carnaval “mais quente da Costa Doce”:
  
Domingo (02):
– Abertura com Corte Carnaval
– Desfile das Rainhas e Duquesinhas dos Clubes Sociais: Esporte Clube São Lourenço, Iate Clube, Grêmio Esportivo Lourenciano e Clube Comercial;
– Desfile das Escolas de Samba: Escola de Samba XV de Novembro, Escola de Samba Estação Primeira do Cruzeiro e Escola de Samba Unidos da Lomba.
 
Segunda-feira (02):
– Abertura oficial com a Corte do Carnaval 2014;
– Desfile de Blocos Carnavalescos;
– Desfile de Carros Humorísticos.
 
Terça-feira (04):
– Abertura com Corte Carnaval
– Desfile das Rainhas e Duquesinhas dos Clubes Sociais: Esporte Clube São Lourenço, Iate Clube, Grêmio Esportivo Lourenciano e Clube Comercial;
– Desfile da campeã e vice-campeã das escolas de samba.
 
Nesta edição, o Carnaval também abre a programação alusiva à comemoração dos 130 anos de emancipação política do município.


  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664