São Lourenço do Sul realiza 35ª Festa de Iemanjá
Evento ocorrerá no dia 1º de Fevereiro
A Associação dos Cultos Afros, com o apoio da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, realiza no dia 1º de fevereiro a 35ª Festa de Iemanjá, evento que há décadas reúne fiéis e admiradores da Rainha do Mar para prestar homenagens. A concentração para a procissão terrestre que conduzirá a imagem de Iemanjá até o trapiche em frente a Japesca começa as 21 horas, em frente a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. Em seguida será realizada a abertura oficial do evento, com presença de autoridades, convidados e devotos.
A saída das embarcações que participam da procissão fluvial e lacustre pelo Rio São Lourenço, conduzindo a imagem pela Laguna dos Patos, até a orla da Praia da Barrinha está prevista para as 22h30min, do trapiche em frente à Japesca. A chegada da imagem de Rainha do Mar na Praia da Barrinha está prevista para meia noite.
A programação na Praia da Barrinha tem início as 15 horas, com a recepção dos centros visitantes. Os toques em homenagem à Iemanjá acontecem a partir das 21 horas. Às 22 horas terá início o atendimento com os caboclos. A partir das 00h30min, os fiéis poderão entregar suas oferendas à Rainha do Mar. Os presentes ofertados serão conduzidos e entregues na Laguna dos Patos.
A comissão organizadora disponibilizará aos centros de umbanda de toda a região espaço para se instalarem na Praia da Barrinha durante a festa. A Coordenadoria de Cultura informa que não será cobrada taxa para a instalação da terreira e os ônibus serão isentos de taxa no terminal turístico neste dia. As inscrições serão realizadas com Iracy, através do fone (53)9180-2765, ou através do e-mail [email protected].