Reunião aborda Interrupções de energia em São Lourenço do Sul
O prefeito Daniel Raupp esteve em Porto Alegre na tarde de segunda-feira (16), reunido com o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, João Victor Domingues. A reunião teve como pauta as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica na zona urbana e rural de São Lourenço do Sul. Na ocasião, o chefe do executivo relatou o problema, apresentando dados que comprovam a ineficiência do serviço prestado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no município e cobrou providências da CEEE a respeito da situação.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, João Victor Domingues, a Subestação do município conta com seis religadores, que apresentaram um defeito. De acordo com Domingues, um dos religadores já foi substituído e nos próximos dias será trocado mais um. Os outros quatro religadores serão substituídos em janeiro, quando o secretário afirma que também serão anunciados investimentos no fornecimento de energia elétrica no interior do município, através de um programa piloto do Governo do Estado.
Durante a reunião, que contou com a participação de assessores técnicos da CEEE e DAER e do corpo técnico da Seinfra, Domingues também afirmou que a ordem de início das obras de asfaltamento do trecho restante da ERS 265 deve ser assinada em janeiro de 2014. Outra pauta abordada na ocasião foi a possibilidade de investimentos em infraestrutura no aeródromo.
As constantes interrupções no abastecimento de energia têm causado indignação nos moradores. A demora pelo restabelecimento e a falta de um posicionamento oficial da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), prestadora do serviço no município, agravam a situação. Com a proximidade da temporada de veraneio, moradores e turistas ficam apreensivos e já esperam pelo apagão.
Nas festas do final do ano de 2012, e no Reponte, momentos em que o município recebe um grande fluxo turístico, e também em diversas outras ocasiões os apagões se repetiram. Durante a 26ª Südoktoberfest o município ficou às escuras por um período de três horas na zona urbana. Na ocasião, não foi registrada qualquer situação de anormalidade ou intempérie. Um problema na subestação local deixou a cidade às escuras por mais de duas horas durante o Carnaval.