Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • cq-01
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • WhatsApp Image 2024-02-01 at 16.56.45
  • globalway (1)
  • 2024 BANNER TOPO CAPA DE SITE DIA DE CAMPO DESKTOP
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664

Primeiras alterações no trânsito de Camaquã iniciam hoje

Alterações começam na tarde deste sábado


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 04/04/2014
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As alterações do trânsito de Camaquã começam a ser implantadas a partir da tarde deste sábado, 5. Nesta primeira fase de implantação das mudanças – o chamado Núcleo 1 – serão executadas basicamente as modificações de sentido de circulação de algumas vias, liberação e proibição de seus acessos.  

No novo modelo, por exemplo, o acesso à Avenida Bento Gonçalves para quem trafega no sentido Viegas-Centro será agora feito a partir de um acesso próximo à Ponte do Arroio Duro que dá aceso à Rua Antônio Duro e Avenida Presidente Vargas. Essa mudança, cujo objetivo é promover uma fluência mais eficaz do tráfego nas imediações da Ponte do Arroio Duro, contará também com adoção do sentido único (centro-bairro) na Avenida Bento Gonçalves, uma das vias de maior circulação do Centro da cidade.

Entre as outras alterações estão a implantação do sentido único na Júlio de Castilhos, na quadra entre Bento Gonçalves e Antônio Duro. Já a Pinheiro Machado passará a ter apenas um sentido entre Sete de Setembro e Álvaro Macedo. O mesmo acontecerá na Marechal Floriano, entre Álvaro Macedo e Sete de Setembro.

Relembre as mudanças que passam a valer a partir de abril:

 O trânsito de Camaquã vai mudar. A decisão saiu na noite desta terça-feira (25) durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Camaquã, a ACIC.

O encontro contou com a presença do Prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, que fez uma breve saudação e destacou a importância e responsabilidade do conselho.

– O conselho é composto por representantes de toda a sociedade, ele tem decisão de voto e o que vocês decidirem a prefeitura vai acatar – disse João Carlos Machado antes de se retirar da reunião.

Foram debatidos e votados três núcleos com alterações no trânsito da cidade. O primeiro, e mais polêmico, foi o que modifica o tráfego no entorno da Ponte do Arroio Duro. De acordo com o estudo realizado pela empresa RVP Engenharia e Tecnologia de Trânsito LTDA, contratada através de licitação pela Prefeitura no ano passado, serão alteradas as vias de sentido duplo de circulação para sentido único nas seguintes ruas e avenidas:

– Avenida Presidente Vargas passará a ser via de sentido único de circulação a partir da avenida Antônio Duro em direção a rua Bento Gonçalves;

– Rua Júlio de Castilhos passará a ser via de sentido único de circulação a partir da rua Bento Gonçalves em direção e até a avenida Antônio Duro;

– Rua Bento Gonçalves passará a ser via de sentido único de circulação a partir da avenida Presidente Vargas em direção e até a avenida Sete de Setembro;

– Rua Pinheiro Machado passará a ter sentido único de circulação a partir da avenida Sete de Setembro em direção e até a rua Álvaro Macedo;

– Rua Marechal Floriano passará a ter sentido único de circulação a partir da rua Álvaro Macedo em direção a avenida Sete de Setembro.

Estas alterações foram aprovadas com sete votos favoráveis. Quatro conselheiros votaram contrários, entre eles, o presidente do conselho municipal de trânsito e representante do Sindilojas, Marco Pires e o representante da ACIC, Michel Pires. Houve ainda três abstenções. Estas mudanças começam a valer dentro de 30 dias a contar do dia primeiro de março deste ano.

Os outros dois núcleos foram aprovados por unanimidade. O segundo compreende a alteração de vias de sentido duplo de circulação para sentido único nas seguintes vias:

– Rua Manoel da Silva Pacheco passará a ser via de sentido único de circulação a partir da rua Bento Gonçalves em direção e até a rua Walter Kess;

– Rua Antônio José Centeno passará a ser via de sentido único de circulação a partir da rua Luiza Maraninchi em direção e até a avenida Antônio Duro;

– Rua Luiza Maraninchi passará a ser via de sentido único de circulação a partir da rua Capitão Adolfo Castro em direção e até a rua Sete de Setembro;

– Avenida Presidente Vargas passará a ter sentido único de circulação a partir da rua Cristóvão Gomes de Andrade em direção e até a rua Walter Kess;

– Rua Júlio de Castilhos passará a ter sentido único de circulação a partir da rua Walter Kess em direção a rua Cristóvão Gomes de Andrade.

Também haverá alterações de vias preferenciais:

– Rua Cristóvão Gomes de Andrade será preferencial no entroncamento com a avenida Presidente Vargas e com a rua Júlio de Castilhos;

– Rua Walter Kess será preferencial no cruzamento com as ruas Major João Meirelles, Manoel da Silva Pacheco, Júlio de Castilhos, Presidente Vargas e Sete de Setembro;

– Avenida Sete de Setembro será preferencial no cruzamento com as ruas Luiza Maraninchi e Zeca Netto.

Estas mudanças começam a valer dentro de 60 dias a contar do dia primeiro de março deste ano.

As alterações do terceiro núcleo, também aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira, troca o sistema de estacionamento oblíquo existente no perímetro central do município pelo sistema paralelo em ambos os lados da via e no sentido de circulação, assim como implementa estacionamentos perpendiculares exclusivos para motocicletas. Proíbe o estacionamento nas vagas em paralelo, destinadas exclusivamente aos veículos.

Este núcleo compreende também a retirada do corredor de ônibus existente na avenida Olavo Moraes e retirada do Largo da Sinaleira, possibilitando que o fluxo de veículos que trafegam pela avenida Olavo Moraes sigam em frente em ambas as pistas de circulação.

Já a retirada da sinaleira existente no entroncamento das avenidas Olavo Moraes e Presidente Vargas apontada no estudo de engenharia de tráfego será analisado após consulta formal ao Conselho Nacional de Trânsito – Órgão máximo Consultivo e Normativo da União. Informações preliminares apontam que o CONTRAN já foi consultado e que a retirada da sinaleira da Olavo deve ser retirada por ser considerado um obstáculo na via. Este núcleo de alterações serão implantadas dentro de 90 dias a partir do dia primeiro de março deste ano.

 


  • 2024 BANNER TOPO CAPA DE SITE DIA DE CAMPO DESKTOP
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-02-01 at 16.56.45
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • cq-01