Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de março de 2025
  • esporte banner desktop ok
  • CLIQUE AQUI (1)

Praia da Barrinha prossegue imprópria para banho


Por Redação Clic Camaquã Publicado 04/01/2014
Ouvir: 00:00

De acordo com os dados divulgados nessa sexta-feira (3) pela Fepam, seis pontos estão impróprios para banho entre os 85 analisados, um a menos do que na semana passada. A Praia do Bacoparí, em Mostardas, no Litoral Médio, que estava imprópria, esta semana apresenta condições de banho. Na região, prossegue imprópria a praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul.

O mesmo acontece no Litoral Norte, na Foz do Mampituba, que permanece na condição de imprópria para banho. Todos os 12 pontos monitorados na Região Hidrográfica do Uruguai estão próprios.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Já na Região Hidrográfica do Guaíba, quatro pontos estão impróprios. Os mesmos da semana anterior: Sans Souci, em Eldorado do Sul; Praias de Alegria e Florida, em Guaíba; e Recanto das Multas, em Barra do Ribeiro. Em razão dos pontos da Alegria, Florida e Sans Souci permanecerem sempre na condição de impróprios, a Fepam não fará mais coletas nestes pontos nesta temporada. 

São monitorados 85 pontos no Estado, em 44 municípios. Sendo 34 pontos de monitoramento no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, 5 no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai.

O projeto, incorporado ao programa Verão numa Boa, do Governo do Estado, tem como base legal resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente que classifica águas destinadas a recreação de contato primário em categorias – em função do índice colimétrico – e tem por finalidade fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade das praias.

O projeto tem sido fator indutor para a instalação e monitoramento de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos.

As águas são consideradas impróprias quando, em pelo menos duas amostras de cinco realizadas, apresentarem valores acima de 1.000 Coliformes fecais por 100 mL de água ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 Coliformes fecais por 100 mL de água.

Próprias para banho é quando, em pelo menos quatro de cinco amostras, forem detectado valores inferiores a 1.000 Coliformes fecais por 100 mL de água. 

  • esporte banner desktop ok
  • CLIQUE AQUI (1)