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Ministro garante Ferrovia que deverá passar pela região

Traçado entre RS e SC deve abranger 833 quilômetros, passando por 30 cidades


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 21/08/2015
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O setor industrial e a bancada federal gaúcha defendem que as obras da Ferrovia Norte-Sul entre Panorama (SP) e Rio Grande (RS) comecem pelo Rio Grande do Sul. O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira para apresentar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Apesar de não haver prazo de início e conclusão, ele assegurou que o trecho que corta o Rio Grande do Sul está garantido. O orçamento estimado entre Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande, que abrange 833 quilômetros, é de R$ 8,7 bilhões – custo menor do que o previsto, porque vai ser possível utilizar uma parte da malha já existente, com algumas adaptações.

O traçado dessa parte do trecho deve atingir 30 municípios e foi definido com base nos polos de carga, geografia, meio ambiente e especificidades sociais. Porém, é possível que o caminho seja alterado no projeto. Rodrigues esteve também em Florianópolis e em Curitiba para mostrar os dados e elogiou a união dos três estados em defesa da ferrovia. Ele não se opõe à proposta de iniciar as obras pelo Porto, mas fala que essa definição depende da iniciativa privada, que vai explorar o modal.

“Teremos a integração mais rápida da malha ferroviária estadual, beneficiando a produção que se destina ao porto”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande (Fiergs), Heitor Müller. Ele ressaltou que a implementação da ferrovia resolve gargalos logísticos da economia gaúcha, ajudando a desenvolver a economia. “É uma das mais antigas aspirações do setor de transportes do Estado”, ressaltou.

Para o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, a infraestrutura do Rio Grande do Sul está atrasada em relação aos outras regiões. O secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que participou do encontro na Fiergs, o qual reuniu deputados, senadores, prefeitos e setores produtivos, defendeu a proposta de iniciar o projeto pelo Rio Grande do Sul.

O estudo elaborado pela Valec Engenharia – estatal ligada ao Ministério dos Transportes – indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo, 31 no Paraná, 14 em Santa Catarina, e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão de todo o trecho Sul é de 1.731 quilômetros.


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