Inclusão produtiva garante chances para famílias de São Lourenço do Sul
São Lourenço do Sul recebeu o Dia da Inclusão Lilás
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Rio Grande do Sul, por meio do RS Mais Igual, realizou na manhã deste sábado (8), o Dia da Inclusão Lilás em São Lourenço do Sul. A data marcou a segunda etapa do programa, que vai garantir acesso aos cursos de qualificação profissional.
O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, destacou que 93% das famílias beneficiárias do programa são chefiadas por mulheres. “A ampliação da renda garante uma vida com mais qualidade para as suas famílias, mas agora precisamos garantir mais autonomia. Por isso estamos aqui, para identificar quais os cursos vocês tem mais interesse e a partir disso conquistar uma nova condição financeira”, afirmou.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, falou da importância da emancipação financeira para a superação do machismo e o rompimento do ciclo de violência contra as mulheres.”Esse complemento é um auxílio para iniciar o processo de libertação, mas é importante, também, a independência intelectual, que se dará através dos cursos de capacitação. Que sejamos pioneiras nessa nova ordem social: libertária e sem hierarquização de gênero“.
Para a beneficiária do RS Mais Igual, Nara Regina da Silva, mãe de quatro filhos, o aumento da renda está ajudando na alimentação de toda família e a pagar as contas de água e luz. “Acho bem bom poder fazer um curso. Estou pensando em fazer de auxiliar de cozinha”, contou.
O prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp, lembrou que apesar de nos últimos anos milhares de família terem saído da pobreza e a economia brasileira viver um bom momento, ainda existem parcelas de pessoas que precisam ser incluídas. “Por isso, programas como o RS Mais Igual precisam ser parabenizados, pois garantem cidadania plena e inclusão produtiva”, finalizou.