Região de Camaquã pode ter geada e temperatura negativa nesta sexta-feira
Temperatura mínima deve ficar próxima dos 0ºC, com risco de geada em toda a Costa Doce; alerta laranja para declínio de temperatura foi emitido
O Rio Grande do Sul deve amanhecer esbranquiçado pela geada nesta sexta-feira (3). Conforme a MetSul Meteorologia, o fato de o fenômeno ocorrer em diversos municípios pode provocar geada generalizada, com exceção apenas da região litorânea.
Causada pela combinação de frio intenso com tempo seco, a geada se forma sobre a superfície, como resultado do congelamento do vapor d’água presente no ar. Como a previsão para a sexta-feira é de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, a tendência é de que o fenômeno ocorra em diversas regiões.
Em Cambará do Sul e Lagoa Vermelha, por exemplo, os termômetros podem chegar a -1°C. Porto Alegre deve ter mínima de 5°C, Santa Maria, 2°C, Pelotas, 4°C, e Santana do Livramento, 1°C.
Apesar do frio intenso, os modelos meteorológicos não indicam possibilidade de neve, em razão da falta de nuvens carregadas. A partir de domingo (5), a instabilidade retorna ao Estado trazendo chuva, porém menos volumosa do que a registrada nesta semana. No entanto, não se descarta a chance de temporais isolados.
Em Camaquã
A previsão do tempo para esta sexta-feira (02), em Camaquã é de um dia ainda mais frio do que foram os últimos dias desta semana. Pode ocorrer geada no início da manhã. Ao longo do dia vai acontecer uma variação de nuvens, com aumento durante a tarde. Não há previsão de chuva.
A temperatura mínima deve ficar nos 4°C ao amanhecer e a máxima chega 15°C. Vai ser mais um dia frio na cidade. O vento ingressa fraco do quadrante oeste, com rajadas de aproximadamente 12 quilômetros por hora.
Para o sábado é esperado mais um dia frio, com sol e geada ao amanhecer. Já no domingo existe a possibilidade de pancadas de chuva durante a madrugada e no período da manhã.