Primeira gaúcha vacinada contra a covid-19 morre aos 102 anos
Eloína Born tomou a primeira dose em janeiro de 2021 e se tornou símbolo na campanha de vacinação

A primeira gaúcha a ser vacinada contra a covid-19, Eloína Gonçalves Born, morreu na manhã desta terça-feira (26) aos 102 anos de idade. Após tomar a primeira dose do imunizante no dia 18 de janeiro de 2021, quando tinha 99 anos, a idosa se tornou símbolo na campanha de vacinação no Rio Grande do Sul.
O velório iniciou nesta terça, às 15h, na capela G do Cemitério São Miguel e Almas, no bairro Azenha, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida deve ter encerramento por volta das 18h, quando o corpo de Eloína será cremado. A causa da morte não foi divulgada para imprensa até o momento.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A idosa era a residente com mais idade do Donna Care Lar de Idosos, onde vivia há muitos anos. Por isso, o Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) a selecionou para ser a primeira gaúcha a receber o imunizante. Quando completou 100 anos, Dona Eloína, como era conhecida, foi recebida pelo governador Eduardo Leite (PSDB), no Palácio do Piratini.
Segundo informações da GZH, Elóína tinha uma rotina tranquila no lar de idosos: assistia televisão, realizava compras pela internet e gostava de ouvir samba e música sertaneja. Apreciava comer pastel e cueca virada, e, quando podia, brindava com uma cerveja.