Presença de alga causa cheiro ruim na água em Camaquã
Corsan esclarece que alga não oferece risco à saúde humana
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta quarta-feira (22) sobre as reclamações dde internautas divulgadas pelo Clic Camaquã na semana passada. A queixa dizia respeito ao cheiro forte e gosto ruim da água que saía das torneiras.
No comunicado, a companhia esclarece que foi detectada a presença de uma alga na amostra de água colhida no último dia 13. O organismo “não produz toxinas, portanto não oferece qualquer risco à saúde humana” disse a Corsan
Confira abaixo a nota na íntegra:
“A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) esclarece à população de Camaquã que, no dia 13 de novembro foi observada na amostra de água bruta coletada na Estação de Tratamento, a presença da alga “fitoflagelado ceratium sp” que não produz toxinas, portanto não oferece qualquer risco à saúde humana. Trata-se de um organismo típico de águas doces subtropicais que, em elevada densidade, pode provocar a percepção de odor e gosto na água. Uma vez identificada a ocorrência, a Corsan tomou as medidas técnicas relativas ao tratamento e controle da qualidade da água no intuito de solucionar ou minimizar os seus efeitos. A Corsan garante que o tratamento e os parâmetros de qualidade da água distribuída à população estão dentro da normalidade, podendo ser consumida sem qualquer restrição.”