Prefeitura de Gramado autoriza moradores a voltar ao bairro Três Pinheiros
As pessoas haviam sido evacuadas após uma fenda de 150 metros se abrir na rua
Na última quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Gramado autorizou moradores do bairro Três Pinheiros, que estavam fora de casa após interdição, a retornar. As pessoas precisaram deixar a região após o surgimento de rachaduras no solo, em novembro, quando foi atingida por fortes chuvas.
- Bairro de Gramado é evacuado por riscos de desabamento
- Prédio interditado desde domingo desaba em Gramado
De acordo com o Executivo Municipal, oito famílias que estavam na área classificada como vermelha receberam a autorização após avaliações da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, contratada pelo município. Moradores de um condomínio, Don Felipe, ainda não receberam a liberação.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A Defesa Civil vai apurar o controle do volume de chuvas no bairro para poder alertar a população em caso de necessidade de nova evacuação. Por enquanto, o perímetro segue bloqueado.
A prefeitura afirmou que trabalha junto com a empresa no projeto de obras definitivas de contenção a serem feitas no bairro.
A evacuação
Na segunda-feira, 20 de novembro, geólogos e arqueólogos de Porto Alegre foram na cidade de Gramado fazer uma visita técnica em quatro rachaduras confirmadas em quatro pontos diferentes da cidade. As falhas foram observadas no bairro Três Pinheiros, Loteamento Orlandi, Loteamento Alphaville e na divisa entre Linha Ávila e o bairro Piratini.
Segundo o prefeito Nestor Tissot, o cenário mais preocupante é no bairro Três Pinheiros, onde há mais movimentação na terra e maior risco de desabamento. A rachadura tem 150 metros por metro de profundidade abriu na rua Ladeira das Acácias.
Cerca de 150 moradores da região foram orientados a irem para casa de amigos e parentes e quem não tem opção está sendo levado pela Defesa Civil para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Senador Salgado Filho, no bairro Piratini.
Prédio desabado
Um prédio localizado na rua Ladeira das Azaléias, no bairro Três Pinheiros, em Gramado, desabou por volta das 5h30 no dia 23 de novembro. O condomínio estava interditado desde domingo, 19 de novembro, quando uma rachadura no solo passou a causar riscos de desabamentos após chuvas na região.